Site icon Rádio Boa Nova

BTTÁBUA avança com Escola de Ciclismo e quer pista XCO junto ao Estádio Municipal

A Escola de Ciclismo é a nova aposta da Associação de Desportos de Natureza BTTÁBUA, que está em atividade desde o início do ano e conta com 17 atletas dos vários escalões, desde pupilos a cadetes.

A apresentação do projeto “Escola de Ciclismo BTTÁBUA Cardozugest” decorreu, no sábado à tarde, na Biblioteca Municipal João Brandão, onde se juntaram dirigentes, treinadores, atletas e familiares, o presidente da UVP- Federação Portuguesa de Ciclismo, o presidente da Associação de Ciclismos da Beira Alta, autarcas e responsáveis do Município de Tábua, e o atleta vencedor de duas voltas a Portugal e treinador da escola, Gustavo Veloso.

Afinal, este era um momento aguardado pela BTTÁBUA que iniciou o projeto no início do ano, com a Associação “reticente” em avançar devido à pandemia e  com “receio na sua aceitação”. José Pedro Simões, presidente da Associação e diretor desportivo da nova escola, não hesita em considerar que “o projeto está de parabéns”, contando mesmo que, de momento, “as inscrições estão suspensas”.

Neste caminho, o responsável destaca o “bom e grande apoio” que tem sido dado pelos parceiros e pelo Município de Tábua, sobretudo ao nível das “infraestruturas”. No horizonte da BTTÁBUA está, contudo, a construção de uma Pista XCO, nos terrenos situados junto ao Estádio Municipal de Tábua e cujo desafio já foi dirigido à autarquia. “Para o ano queremos trazer um prova/encontro de escolas, por isso, essa pista vai ser importante”, defendeu José Pedro Simões.

A Escola de Ciclismo BTTÁBUA Cardozugest é coordenada por José Luís Nazaré, um dos treinadores, que está certo de que o novo projeto “vai marcar o panorama desportivo na região”. O objetivo passa pela “formação desportiva e pessoal de crianças e jovens do concelho”, e ao mesmo tempo “proporcionar momentos de divertimento e reforçar o espírito de grupo”, valorizando “a aprendizagem das técnicas de ciclismo”.

Delmino Pereira, presidente da UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo partilhou a sua “alegria” por assistir ao nascimento de escola de ciclismo, considerando que “precisamos de ciclismo em todo o território”. Para além da importância da prática desportiva, o responsável valorizou o uso da bicicleta como forma de “diminuir a dependência energética”. Ainda que a considerar que o objetivo da escola é ensinar e formar os atletas, Delmino Pereira, não descarta a possibilidade de alguns meninos poderem a vir a ser “profissionais” de ciclismo. O responsável felicitou a BTTÀBUA, uma associação com provas dadas na organização de importantes eventos, nomeadamente a Maratona BTT Tábua.

A satisfação foi também partilhada por David Pinto, vereador do Desporto, Juventude e Associativismo do Município de Tábua por se tratar de “mais uma atividade que está a ser potenciada” junto das crianças e jovens, que pela sua participação “estão a adquirir competências”. A destacar o caminho trilhado pela Associação BTTÁBUA criada há quatro anos, David Pinto deu conta do apoio que tem sido dado pelo Município e reiterou a disponibilidade da autarquia para continuar a ajudar. “Reconhecemos a mais valia que é o BTT e a Associação BTTÁBUA”, sublinhou o autarca, que se fez acompanhar pelo vice-presidente António Oliveira, que já levou a reunião do executivo a proposta de construção da Pista XCO.  

Exit mobile version