A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) está a comemorar o seu centenário. Depois de no dia 21 de março, a data de aniversário ter sido assinalada, a comemoração oficial dos “100 anos de história, de glória e de vicissitudes”, acontece neste fim de semana, 26 e 27 de março.
Nascida na sequência de um incêndio no centro da cidade de Oliveira do Hospital que à data era vila, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital é resultado da vontade de “um grupo de pessoas que ajudaram a combater o incêndio” e que fundaram a Associação em 21 de março de 1922.
Este ano, a AHBVOH, comemora por isso “100 anos de história, 100 anos de glória e de muitas vicissitudes, quer de perdas, quer de ganhos, mas sempre com o objetivo de viver e rejuvenescer uma associação que, ao longo dos anos, se tem vindo a engrandecer, quer ao nível de recursos, estruturas e pessoas”, como referiu à Rádio Boa Nova o comandante da corporação.
Há 38 anos no corpo de bombeiros, assumindo os últimos 17 como comandante da corporação, Emídio Camacho entende que a AHBVOH “é hoje uma Associação saudável da qual todos temos que nos orgulhar”. “Principalmente eu”, afirma o responsável, que se regozija “por todas as pessoas que por aqui passaram e fizeram o seu melhor, para que esta associação fosse uma causa ligada à proteção civil e ao socorro, saudável e bem enraizada a nível distrital e até nacional”.
A comemorar os 100 anos da AHBVOH, o comandante Emídio Camacho dirige os parabéns “a toda a população” por contribuir para que a corporação “tenha vida” e prossiga no caminho da “promoção e formação dos jovens, mantendo um grupo de trabalho efetivo bem formado, bem capacitado nas suas respostas, com material e equipamento”.
Nesta altura, o corpo de bombeiros oliveirense conta com duas companhias (dividas em quatro secções) com 50 homens cada. “Temos 100 homens no ativo, 30 são profissionais assalariados na instituição e 70 abraçam a causa do voluntariado”.
No seio da Associação destacam-se, de igual modo, “duas secções importantes: a fanfarra que mobiliza à volta de 40 jovens e a Escolinha de Infantes e Cadetes com 45 jovens”.
O percurso de 100 anos da AHBVOH vai ser evocado nas comemorações oficiais do centenário, que vão decorrer no próximo sábado e domingo, com o momento alto a acontecer com a sessão solene que vai acontecer no salão dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.