Site icon Rádio Boa Nova

Bombeiros do concelho de Oliveira do Hospital começam a ser vacinados hoje

Os bombeiros do concelho oliveirense, que englobam as corporações de Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, começam a ser vacinados hoje. O Centro de Vacinação de Oliveira do Hospital começou a receber, esta manhã, elementos dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Ainda na passada-sexta-feira, no arranque deste Centro de Vacinação, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense e da CIM de Coimbra, se tinha mostrado desagradado com “alguma desigualdade e algum mal-estar” derivados da vacinação de algumas corporações de bombeiros integradas na Comunidade Intermunicipal.

De acordo com o autarca, “criou-se uma desigualdade no território”, nomeadamente entre os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego e Pinhal Interior, pertencentes ao território da CIM de Coimbra”.

“Fui contactado por vários comandantes de Bombeiros e presidentes de Câmara por causa de bombeiros voluntários e outro tipo de bombeiros não terem sido vacinados. Em alguns concelhos, onde as vacinas sobraram, foram vacinadas corporações de Bombeiros e criou-se uma desigualdade no território”.

Segundo José Carlos Alexandrino, há várias corporações do ACES Baixo Mondego vacinadas, enquanto que no ACES Pinhal Interior não havia nenhuma [até sexta-feira, data da declaração].

Na ocasião, o autarca tinha prometido que, esta semana, elementos dos Bombeiros do concelho iram ser vacinados, e tal se comprova nesta segunda-feira.

“Há uma promessa. Esta semana, Bombeiros de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira serão vacinados, até porque se justifica bastante que sejam considerados prioritários. São eles que transportam doentes com Covid-19 para os hospitais. Estão na frente da batalha, tal como os profissionais de saúde. É uma questão de justiça”, afirmou, realçando o “trabalho fantástico e difícil” dos bombeiros.


Por sua vez, Emídio Camacho, Comandante dos BVOH, na passada sexta-feira, também tinha defendido a vacinação dos Bombeiros porque “efetivamente estão na linha da frente”.

“Não há instituição nenhuma a nível nacional, a não ser os bombeiros, que de imediato contactem o mais precocemente com pessoas infetadas. São os bombeiros que estão, efetivamente, na linha da frente. E se calhar fomos um bocado esquecidos em relação à proteção e segurança porque nós temos que garantir o socorro, temos que ter efetivos com capacidade de resposta. E se esse efetivo não for cuidado e tratado, acontece que fica doente e depois, dentro dos recursos que temos, torna-se difícil existir bombeiros para fazerem a primeira urgência e emergência”, defendeu Emídio Camacho.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, delegada de saúde pública de Oliveira do Hospital, esclareceu que as corporações de bombeiros do concelho não foram antes vacinadas porque não sobraram doses de vacinas, como aconteceu em algumas localidades.

Nota: Os áudios da peça foram gravados na passada sexta-feira, dia 12 de fevereiro.

Exit mobile version