Dois jovens, com 30 e 31 anos, foram resgatados na noite passada na zona da Malhada do Cume, Sabugueiro, acima da Lagoa Comprida, depois de se encontrarem “desorientados” na Serra da Estrela.
De acordo com nota publicada pelos dos Bombeiros Voluntários de Seia, a operação decorreu em condições particularmente difíceis, tendo sido realizada apeada por equipas da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) e da UEPS, “sob chuva intensa, frio e vento forte”. À chegada das equipas de socorro, as vítimas apresentavam um quadro clínico preocupante. Segundo os bombeiros, os jovens sofriam de “exaustão severa, hipotermia e um deles já com hipoglicemia”.
Após a estabilização no local, ambos foram transportados para o Hospital de Seia, encontrando-se fora de perigo. “Após estabilização, foram transportados em segurança para o hospital de Seia e não correm perigo”, refere a mesma nota.
Na publicação, os Bombeiros Voluntários de Seia deixaram ainda uma palavra de reconhecimento aos meios envolvidos, expressando “o gradecimento pela entrega e resistência demonstradas”. Participaram nas operações, para além dos Bombeiros de Seia, os Bombeiros de São Romão, com o apoio da SIV de Seia, a Força Especial de Proteção Civil e a GNR UEPS Montanha.
A corporação aproveitou o incidente para deixar um alerta à população que frequenta a montanha, sublinhando que “a montanha exige preparação” e lembrando que “a segurança começa antes do trilho”.
Entre as recomendações deixadas estão o estudo prévio do percurso e da meteorologia, o uso de roupa adequada, alimentação suficiente, bateria e navegação offline, bem como a comunicação do percurso a terceiros.

