Quatro bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital realizaram, com sucesso, o resgate de uma cadela do interior de um poço, na localidade de Quinta da Mêda, na freguesia de Lourosa.
O sentimento é de “satisfação” entre os elementos que ontem, pouco depois das 09h00, foram chamados a retirar uma cadela do interior de um poço. Pedro Garcia, Bombeiro Chefe na corporação oliveirense, adiantou à Rádio Boa Nova que o pedido de auxílio foi feito por um popular que se apercebeu de um cão a ladrar e verificou depois que se encontrava preso num poço. “O cão, não sei por que causas, caiu e resguardou-se numa pedra onde conseguiu estar a salvo”, contou o bombeiro chefe.
À chegada dos bombeiros ao local, o animal “estava um pouco assustado” e, segundo Pedro Garcia, mostrou-se logo “aliviado” pela presença da equipa. “No fim de montarmos o material necessário e depois de descer, o animal ficou aliviado e veio logo para cima de mim”, contou à Rádio Boa Nova.
Após o resgate, os bombeiros verificaram que a cadela “estava bem tratada “ e coxeava ligeiramente de uma pata “talvez devido à queda”.
De acordo com Pedro Garcia, a operação de resgate foi testemunhada por um segundo animal que, ao que indica, será companheiro da cadela e que não arredou pé do local.
Ambos os animais foram entregues a uma equipa do Município de Oliveira do Hospital, para serem avaliados por um veterinário e verificação da existência de chip, com vista à identificação dos seus donos.
À Rádio Boa Nova, Pedro Garcia adiantou que “é comum” a corporação ser chamada a realizar este tipo de resgates. “Temos material que permite descer a poços e para outras situações”, referiu.
https://www.facebook.com/AHBVOH/videos/vb.322861744714317/699737770360044/?type=2&theater