Site icon Rádio Boa Nova

Bombeiros de Lagares da Beira há 75 anos a “salvaguardar a vida e os bens das pessoas”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (BVLB) comemora hoje, dia 1 de junho, 75 anos de existência. “Salvaguardar a vida e os bens das pessoas” continua a ser o lema da corporação.

Esta manhã, pelas 9h00, os BVLB iniciaram as comemorações do 75º aniversário com o hastear das bandeiras, na presença de alguns bombeiros, Comandante da corporação, Comandante do Quadro de Honra e um elemento da direção.

Em declarações à Rádio Boa Nova, António Pinto, Comandante dos BVLB, afirmou que “é um dia importante, pois são 75 anos de esforço e dedicação”, lamentando, contudo, o facto de “não dignificar o ato como ele merece devido à força da pandemia”. “Mas temos que dar alguma dignidade àqueles que estão cá e àqueles que já partiram”, disse, adiantando que, “ao longo do dia, a Associação terá eventos para comemorar este dia festivo”.

Passados 75 anos desde a fundação desta corporação em Lagares da Beira, o Comandante Pinto não tem dúvidas de que a população está “bem servida”. “É para isso que lutamos no dia a dia, para que o concelho esteja cada vez mais bem preparado, para dar resposta ao que a população necessite”, referiu, recordando o ano atípico que a Covid-19 provocou, onde os bombeiros estiveram na linha da frente.

Há 26 anos no Comando da corporação de Lagares da Beira, António Pinto adianta que, tendo em conta a aproximação da época dos incêndios, a Associação conta com duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), uma destas “apadrinhada pelo Município de Oliveira do Hospital”. “Sem a ajuda do Município não seria possível. É uma mais valia”, defendeu, agradecendo “todo o empenho, pois sem eles não seria possível”.

Exit mobile version