Site icon Rádio Boa Nova

Bispo de Coimbra apelou à renovação do amor familiar na Festa da Família de Oliveira do Hospital

A Unidade Paroquial de Oliveira do Hospital realizou, ontem,  a Festa das Famílias e comemorou os 25 anos da segunda Unidade do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), …

… com a participação especial do Bispo de Coimbra que presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz.

No encontro que contou com a presença de cerca de 40 casais que, neste ano comemoraram jubileu de casamento(aniversário de múltiplo de cinco anos), D. Virgílio Antunes, em declarações à Rádio Boa Nova, considerou que a “Festa é muito bonita e tem muito sabor” pela presença de “um conjunto muito grande de pessoas que trazem uma experiência de vida e do seu amor”. O responsável pela diocese de Coimbra confirma a existência de uma “Crise nas famílias que é reflexo da crise da sociedade e de valores. “Esta crise prejudica a vida em Harmonia e dentro da sociedade”, referiu D. Vírgilio Antunes, que atribui culpas ao “egoísmo e à dispersão”. “Renovemos o amor familiar, a união familiar e a sociedade poderá modificar-se”, considerou.

Responsável pela organização da Festa das Família, que juntou cerca de 280 pessoas no Salão da Casa da Obra, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital destacou a importância do encontro pelo seu significado de comemoração de jubileu de casamento. “Estes encontros reforçam o espírito da família”, disse à Rádio Boa Nova, notando ser esta uma forma de atenuar a crise a que se assiste nas famílias. É a prova de que “é possível o amor e defender a familía”. “Como diz a canção: amor para a vida toda”, sublinhou.

Mário e Maria Onizia Figueiredo estão casados há 60 anos

Mário Figueiredo e Maria Anizia Figueiredo, de Travanca de Lagos, foram um dos casais que, ontem, participou na Festa das Família, somando 60 anos de vida em comum. A alegria foi partilhada por ambos à Rádio Boa Nova. “É muito bom, é ótimo”, referiu Mário Figueiredo, com 83 anos. Com dois filhos e três netos, também a esposa com a mesma idade conta que a vida em comum tem sido de felicidade. “Uma vida de trabalho e de felicidade”, frisou Maria Anizia Figueiredo.

Ontem, também a segunda unidade do CPM oliveirense celebrou 25 anos de atividade. Álvaro Luís e Maria Florinda são um dos seis casais que formam a unidade, que tem por objetivo “formar os jovens pelo nosso testemunho de vida e, assim, ajudar de alguma maneira para que eles se prepararem para o património”. Quanto a balanços, Álvaro Luís lamenta que, por vezes os casais sigam a via do divórcio, mas ainda assim o balanço “é positivo”. “Ainda hoje encontramos casais com os seus filhos”, comentou.

A Festa da Família ficou marcada por vários momentos de animação e reflexão.

Exit mobile version