D.Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, deu ontem posse ao sacerdote António Loureiro, já anterior pároco de Oliveira do Hospital, e ao novo sacerdote, Pedro Jorge Silva Simões, …
… que ficam responsáveis, simultaneamente, pelas paróquias de Seixo da Beira, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Travanca de Lagos, Bobadela, Meruge, Lagos da Beira, Lajeosa, S. Paio de Gramaços e Oliveira do Hospital. O Diácono José Manuel Esteves também tomou posse na celebração que decorreu no Adro da Capela de Santa Ana.
No arranque de mais um ano pastoral, o Bispo de Coimbra presidiu à celebração da Eucaristia em Oliveira do Hospital, ainda antes de dar posse aos dois sacerdotes e diácono, apelou à Unidade Pastoral para que seja “muito coesa, forte e com muita capacidade de iniciativa”. De modo particular apelou aos homens e mulheres da comunidade oliveirenses sejam “muitos disponíveis” para as associações de ação social (IPSS), habitualmente dirigidas pelos sacerdotes, para que “os sacerdotes não fiquem ali totalmente presos ou amarrados às questões administrativas”. “Podem dentro das instituições ter um papel muito ativo, deixando o sacerdote mais livre para a ação pastoral, evangelizadora, o culto divino e atender as pessoas nos momentos fáceis e difíceis das suas vidas”, referiu D, Virgílio Antunes.
Na celebração da Eucaristia, D. Virgílio Antunes deu assim posse aos dois sacerdotes e diácono que fizeram “a profissão de fé e juramento de fidelidade tal como previsto nas leis da Igreja e a oração do Credo”.