A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital é uma das aderentes ao projeto nacional “Juntos de Férias” que resulta da parceria da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e o Plano Nacional de Leitura (PNL).
Dinamizado, desde as férias de verão de 2019, tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens dos 10 aos 15 anos. O projeto desenvolve-se a partir da leitura de um conjunto de livros selecionados pelo PNL 2027, associados a uma aplicação específica, a App “Desafios Ler+” (que pode ser descarregada: https://bit.ly/2TxwEyE), que disponibiliza jogos relacionados com os livros recomendados. Obtendo a pontuação máxima, os jovens participantes podem inscrever-se e habilitar-se a um prémio.
Na edição deste ano, que conta com uma centena de Bibliotecas Municipais aderentes, entre as quais Oliveira do Hospital, os títulos são os seguintes: “Carta ao cavaleiro de nada”, de João Marecos; “A rapariga que falava com os ursos”, de Sophie Anderson; “A alma perdida” de Olga Tokarczuk; “Gosto, logo existo”, de Isabel Meira; “O rapaz do rio” de Tim Bowler; “Striker Force 7 (Vol. 1)” de Cristiano Ronaldo; co-autores Devarajan, Jeevan J. Kang e Merrill Hagan.
As Bibliotecas Municipais aderentes dispõem de um expositor próprio para disponibilização dos livros que constam da aplicação e que se renovarão em cada período de férias: Verão, Natal e Páscoa.
– Exposição “A União Europeia em Poucas Palavras” –
Encontra-se também patente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital a exposição “A União Europeia em Poucas Palavras” que pode ser visitada até dia 3 de julho. Organizada pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria e cofinanciada pela União Europeia e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, pretende dar a conhecer a União Europeia e incentivar os cidadãos europeus a debaterem os desafios e as prioridades da Europa.
De referir ainda que no âmbito da iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital 2021”, levado a cabo pela equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” do Município de Oliveira do Hospital, estão patentes as exposições fotográficas “A mão de obra feminina na Segunda Guerra Mundial” na Biblioteca Municipal na cidade; e em Lagares da Beira, a mostra “Natureza Real” de Rosa Figueiredo. Em simultâneo decorrem outras iniciativas mensais promovidas pela Rede de Bibliotecas de Oliveira do Hospital.