Site icon Rádio Boa Nova

Beira Network facilita relações empresariais a partir de Oliveira do Hospital

Luís Filipe Freire, Leonardo Hofman e Arnold ter Horst

O conceito do trabalho em rede está agora mais próximo dos empresários do concelho de Oliveira do Hospital e da região, através da Beira Network, que tem a missão de aproximar “as pessoas ativas de vários setores” e potenciar o desenvolvimento dos seus negócios e, por consequência, desta região.

O projeto foi apresentado na quarta-feira (20) à noite no Flag Hotel Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, chamando a si empresários estrangeiros radicados em Portugal e outros locais no âmbito de um “primeiro encontro” a que se seguirão outros.

Luís Filipe Freire, Arnold ter Horst e Leonardo Hofman são os fundadores da Beira Network, tendo-se inspirado naquilo que já é uma prática a nível internacional, mas também em grandes cidades portuguesas como Lisboa e Porto. Ter Horst, em tempos cofundador da Câmara de Comércio Portugal-Holanda, em Lisboa, acredita nas sinergias empresariais que a Beira Network pode criar para o concelho de Oliveira do Hospital, tanto ao nível nacional como internacional. “Conectar empresários de uma larga variedade de setores pode abrir caminhos e oportunidades para expandir e fortalecer o tecido empresarial do concelho.”

“O mais importante é que as pessoas presentes são ativas em vários setores e têm a oportunidade de se ajudar umas às outras”, refere consultor IT Leonardo Hofman. “Ou, dito de uma forma simples, a ideia é de que todos consigam usar as redes uns dos outros para se entreajudarem”.

“Trata-se de plantar uma semente. Isto é um embrião, para que as pessoas da sociedade local, seja em que setor for, académico, profissional, industrial, cultural, se possam ligar entre si e chegar a uma conclusão de como melhorar o sítio onde vivem”, avança também o oliveirense Luís Freire.

Essencialmente, a Beira Network está a “trabalhar para a comunidade e a desfazer barreiras” sobressaindo o fator da “confiança”. “E depois, é uma questão de entreajuda, seja em energias renováveis, seja na indústria, em tipos de empresas diferentes, na exportação de produtos locais. É infinito”, sublinha Freire.

“Queremos transmitir esse positivismo e essa sensibilidade de trabalhar em comunidade”, reforça Leonardo.
Com experiência na área da indústria farmacêutica, Luís Freire há muito que está habituado a trabalhar em rede. Acontece o mesmo, agora, com a sua uma empresa de exportação de frutos vermelhos para todo o mundo.
A Beira Network faz cair a ideia de que “a minha quinta é melhor que a tua”, ao mesmo tempo que valoriza o “trabalho em comunidade”. “Só em comunidade é que vamos chegar mais à frente”, frisa Luís Freire.

Aberta a “profissionais de vários setores”, a Beira Network encontra “força” na “diversidade de empresários locais, nacionais e internacionais”. “É por isso que vamos lutar, para que cada evento seja maior, com mais empresários portugueses e mais estrangeiros”, refere Leonardo.

Para já, o caminho é o de “juntar pessoas” na organização onde, por exemplo, também pode ter lugar “um produtor local que quer exportar o seu queijo especial da serra ou qualquer outro produto”, nota Freire.

No fundo, a ideia “é trazer esse desenvolvimento, não tornar a região num sítio demasiado turístico, demasiado industrial, ou demasiado poluído”.

“O objetivo é promover o desenvolvimento sustentado e o desenvolvimento para as pessoas viverem melhor, para terem maior poder de compra, se sentirem melhor, estarem conectados com o resto do mundo e terem mais autoconfiança”, enfatiza.

Entre os presentes, destaque para Arie Pos, presidente da Fundação Cultural Het Komrijk – Casa Gerrit Komrij, em Vila Pouca da Beira. “Represento aqui o lado cultural da Beira Network, por assim dizer. A nossa fundação já organiza eventos de poesia, música, dança e artes plásticas na casa e no Convento do Desagravo. Participamos também num intercâmbio anual de estudantes da escola secundária de Oliveira com colegas do liceu na terra natal do poeta Komrij. Estamos agora a trabalhar numa cooperação com a Câmara para organizar mais atividades.”

A Beira Network afirma-se como “uma organização sem fins lucrativos” aberta à adesão de empresários de vários setores através do site beiranetwork.pt.

A apresentação da Beira Network contou com a presença do presidente do Município de Oliveira do Hospital que saudou a criação desta organização. “Esperamos que cresça, frutifique e, portanto, crie oportunidades de negócios num concelho como Oliveira do Hospital, que tem uma forte presença de várias comunidades estrangeiras”, frisou José Francisco Rolo. Para o autarca “é bom que se crie este efeito de rede, de ligação uns com os outros e se criem oportunidades de negócio”, até porque “tudo o que dinamizar a economia é bom para Oliveira do Hospital, é bom para o interior da região centro”.

Veja a galeria fotográfica»»»

Exit mobile version