Site icon Rádio Boa Nova

BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo

O Bloco de Esquerda anunciou que está a trabalhar numa proposta para um programa de apoio ao arranque dos eucaliptos que regeneram naturalmente e que estão a “causar problemas gravíssimos” ao ambiente.

Depois de visitar o concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, e o Caramulo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, os deputados bloquistas Pedro Soares e Carlos Matias terminaram o dia numa reunião com responsáveis, em Nelas, para ouvirem os problemas que os incêndios de 15 de Outubro de 2017 causaram.

No final, o deputado Pedro Soares adiantou que o BE vai trabalhar ” em conjunto com as associações, as autarquias e com o Governo no sentido de criar este programa de apoio ao arranque do eucalipto por regeneração natural”.

“Todas as informações que nos deram é que se isto [arranque dos eucaliptos de regeneração natural] não for feito nos próximos seis meses, tudo é muito mais difícil, têm de começar a ser utilizados meios muito mais pesados, mais caros, mais difíceis, e portanto, até ao final do ano, e se possível até à entrada do próximo Orçamento do Estado, consigamos chegar a um acordo maioritário na Assembleia da República”, projetou Pedro Soares.

Pedro Soares acrescentou que “este programa de apoio ao arranque deve ter em paralelo o apoio à reflorestação”. “Há plantação de folhosas que não seja o eucalipto e o pinheiro para criar esta diversidade florestal que é fundamental que seja feita” em todo o país.

O presidente do Município do Oliveira do Hospital apreciou o “gesto do BE por ter vindo ao terreno ouvir as nossas opiniões sobre um problema que carece de união, para que todos juntos possamos encontrar soluções para combater o avanço desta e de outras invasoras, que ameaçam o reordenamento florestal que o país necessita”. Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital foi o primeiro a alertar sobre esta problemática.

Nesta reunião realizada em Oliveira do Hospital, também participaram representantes da Quercus,  Caule – Associação Florestal da Beira Serra e a Associação Ambientalista AZU.

 

Exit mobile version