Site icon Rádio Boa Nova

BARRO regressa com novo momento cultural em Arganil

O projeto BARRO que, em 2023, numa parceria entre o Município de Arganil, a Mundo em Reboliço e diversas associações culturais e sociais do concelho, reuniu em torno do barro, áreas como dança, teatro, música e vídeo, num espetáculo imersivo e conceptual na Cerâmica Arganilense, regressa para um segundo momento, entre os dias 9 e 13 de julho, em Coja e em Arganil.

Dando continuidade à valorização do material recolhido à data, este novo momento passa por uma abordagem transdisciplinar, na qual se reúnem as memórias e reflexões recolhidas ao longo do processo criativo e de investigação e, no qual são novamente convocadas diversas linguagens e abordagens. Para além do vídeo, também se destacam as instalações e ações de mediação que envolvem pontos de escuta, conversas e oficinas, a levar a efeito não só em Arganil, na Cerâmica Arganilense e no Mercado Municipal, como também em Côja, na Praça Dr. Alberto Vale.

A direção artística é de Filipa Francisco e Hugo Cruz, e os criadores envolvidos são Miguel Canaverde e Guida Marques. Promovido pelo Município de Arganil, este evento conta ainda com diversas pessoas e estruturas que participaram no primeiro momento, para além de novos participantes.

No dia 9 de julho, em Coja, na praça Dr. Alberto do Vale, o programa tem início às 18h com os “Pontos de Escuta”, conversas com pessoas da região sobre o trabalho nas fábricas de cerâmica e a sua relação com a peça “Barro”, de 2023. Às 22h será exibido o vídeo-documentário “Barro”.

No dia 10 de julho, desta vez em Arganil, terá lugar uma ação no Mercado, com a inauguração de uma peça vídeo-sonora da autoria de Miguel Canaverde, seguida de uma conversa com ceramistas locais. Com mediação de Tereza Madeira e Guida Marques, esta conversa conta com a participação de Debbie Manson, Katya de Melo, Isabel Braga e Esther Harrison e acontece no âmbito do projeto de curadoria da Trust Collective – Diálogos “pop-up”.

A 11 de julho, às 18h, na Fábrica de Cerâmica de Arganil, realiza-se uma conversa com Chris Torch.

No dia 12 de Julho, também na Fábrica, às 14h, será exibido o vídeo-documentário “Barro”. Às 15h decorre uma oficina de memórias orientada por Hugo Cruz e Filipa Francisco, seguida, às 16h, pela oficina “Culture and Community”, conduzida por Chris Torch. Pelas 18h30 inicia-se a execução da instalação participativa concebida por Guida Marques, culminando com um percurso-festa com participantes de 2023 da peça “Barro” e novos.

O programa encerra no dia 13 de julho, com uma visita guiada à Fábrica de Cerâmica de Arganil.

Exit mobile version