Site icon Rádio Boa Nova

Bares e Restaurantes abertos durante mais meia hora até ao final de novembro

Os espaços de restauração e bebidas do concelho de Oliveira do Hospital podem estar abertos até às 2h30, às sextas-feiras e sábados, até ao final do mês de novembro. A medida foi aprovada ontem pelo executivo municipal, em sessão pública.

Até aqui os bares e restaurantes tinham horário de funcionamento até às 2h00 com mais meia hora de tolerância, mas neste mês de novembro o período foi alargado para mais meia hora e com o mesmo tempo de tolerância.

Este foi o entendimento a que chegaram os operadores do concelho e a Câmara Municipal, sendo para José Francisco Rolo, presidente da autarquia oliveirense “uma medida equilibrada”.

Recordando que este um setor “muito afetado pelas restrições da pandemia”, Nuno Ribeiro, vereador da autarquia, disse que na tomada desta decisão houve o cuidado de conciliar o descanso dos munícipes e o direito ao lazer”. Para o efeito, aos operadores é proibida a utilização de dispositivos de ampliação de som no exterior e é obrigatório o cumprimento da lei do ruído. “O incumprimento implica a cessação imediata”, explicou o responsável.

O alargamento de horário no mês de novembro, permitirá ao Município fazer “uma análise” para se perceber como proceder nos períodos de Natal e Ano Novo. “Propomos até ao final de novembro e há a possibilidade de prorrogação”, explicou Nuno Ribeiro.

A concordar com a medida, Rui Fernandes, vereador da oposição, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, mostrou-se preocupado com o momento “após o encerramento das portas”, porque “as pessoas acabam por estar no exterior”. “Não podemos pedir responsabilidades ao dono do bar. Mas as pessoas que lá estão, impedem que os moradores possam ter o seu descanso. Preocupa-nos a fiscalização à posterior”, disse o vereador.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, a questão assenta no “conceito pedagógico e bom senso de todas as partes”. “Tem que haver cumplicidade maior, no sentido de cada um saber respeitar as regras e passar isso aos clientes”, considerou.

Exit mobile version