Site icon Rádio Boa Nova

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Um investimento municipal na ordem dos 40 mil Euros permitiu, em tempo record, que a praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital se reerguesse das últimas cheias que deixaram a ilha do Picoto completamente submersa.

Residentes e turistas já gozam, neste primeiros dias de verão, da beleza e tranquilidade do local e refrescam-se nas águas do rio Alva e ribeira de Pomares que ali se juntam.

A devastação ali ocorrida em fevereiro, voltou a dar lugar a um espaço aprazível correspondendo assim à preocupação da Junta de Freguesia de Avô e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de devolver à população e veraneantes aquela emblemática praia fluvial. Diante de um nível de destruição tão elevado, Vanessa Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Avô conta que a ideia passou por tornar o espaço “funcional” para a nova época balnear.

Uma reconstrução que a autarca nota que só foi possível graças ao investimento do município. Com o espaço reabilitado, a jovem presidente de Junta conta que a preocupação maior é de evitar que cheias como as de fevereiro voltem a devastar a ilha do Picoto. “Estamos a trabalhar para que no futuro estes episódios não se repitam”, referiu

Por estes dias, a ilha do Picoto convida ao veraneio. Dotada de parque merendeiro, piscina para os mais pequenos, areal, bar e esplanada, a praia fluvial começa a receber os primeiros turistas que ali encontram um local acessível e qualidade de água “próxima dos 100 por cento”.

Residentes, emigrantes filhos da terra, estrangeiros e turistas de vários pontos do país desfrutam já da ilha do picoto e asseguram voltar e recomendar o espaço a amigos e familiares.

Em Avô, os pontos de atração turística não se esgotam na ilha do Picoto. Por intervenção da Junta de Freguesia, foi recuperada uma antiga moenda já requisitada por residentes para a moagem dos cereais. Vanessa Fernandes acredita que esta é uma forma atrair mais turistas recuperando as tradições de Avô.

Ano após ano, cresce o número de turistas que visitam Avô, em particular na época de verão. Na localidade, está a ser melhorado o parque de estacionamento destinado a facilitar a afluência de visitantes e proporcionar uma “maior conforto”.

Exit mobile version