A maioria dos distritos de Portugal continental mantêm-se hoje com aviso amarelo, por causa das altas temperaturas, e o aviso será elevado a laranja, na sexta-feira, em cinco dos distritos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu, até ao final do dia de sábado, o aviso laranja em Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco. Contudo este aviso só entrará em vigor às 09h00 de sexta-feira.
Até lá, estes distritos estão com aviso amarelo, à semelhança dos de Évora, Porto, Viana do Castelo, Beja, Portalegre e Braga.
A partir de sexta-feira, ficarão também sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Santarém, Aveiro e Coimbra.
Sem qualquer previsão de avisos para estes dias estão apenas os distritos de Lisboa, Leiria e Faro.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje é esperado céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima no interior das regiões Norte e Centro.
Bragança e Castelo Branco, com 37º Celsius, serão os distritos mais quentes e Aveiro o mais fresco, com 24º esperados.
No sábado, as temperaturas vão ultrapassar os 40º em alguns locais do interior.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão variar entre os 15ºC de mínima e os 31ºC de máxima. Amanhã são esperados 35ºC de máxima e no sábado, os termómetros podem tocar nos 38ºC.
Com:Lusa