Site icon Rádio Boa Nova

Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

A situação dos fogos no distrito de Aveiro agravou durante a última madrugada.

Depois de alguns focos de incêndio terem sido dados como controlados na noite de quinta-feira, durante a madrugada a situação complicou-se com três fogos a permanecerem ativos a poucos quilómetros de distância uns dos outros.

São já mais de 700 os operacionais que se encontram no terreno para combaterem as chamas, auxiliados por mais de 200 veículos.

Os fogos obrigaram ao corte da Autoestrada do Norte (A1), A25 (Beiras Litoral e Alta), IC e Estrada Nacional 16.2.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, estão cortadas a A1 (Albergaria – Aveiro Sul), a A25 (no nó de Angeja Carvoeiro) e Estrada Nacional 16.2 junto às localidades de Afilhó e Alquerubim.

Em declarações à agência Lusa, o comandante operacional, António Ribeiro, disse que “durante a noite foi preciso proteger algumas habitações” e que o incêndio de Albergaria-a-Velha “atravessou o perímetro urbano”, com o vento forte a dificultar o combate às chamas.

O incêndio de Águeda também continua por dominar. O mesmo comandante revelou que, durante a noite, “houve habitações em risco” e que o “combate é difícil devido ao vento forte que facilita as projeções”.

Aguarda-se agora que as condições climatéricas (vento forte) e o fumo permitam que o combate seja reforçado com meios aéreos.

Segundo com o site da Proteção Civil, às 7h50, o fogo que deflagrou na tarde quinta-feira em Veiga, no concelho de Águeda, estava a ser combatido por 252 operacionais apoiados por 77  veículos. Já o incêndio que lavra desde a manhã de ontem em Macinhata do Vouga, também em Águeda, está a ser combatido por 132 bombeiros, apoiados por 40 veículos. Em Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, as chamas estão a ser combatidas por 253 bombeiros, acompanhados por 77 meios terrestres.

Por dominar hoje de manhã, está ainda o fogo que deflagrou às 23h36 nas freguesias de Teixeira e Teixeiró, concelho de Baião, no distrito do Porto, que estava às 7h30 a ser combatido por 125 operacionais, com o apoio de 40 veículos.

Exit mobile version