Site icon Rádio Boa Nova

Autoagendamento da vacina aberto para crianças dos 5 aos 11 anos. Poderão vacinar-se no sábado

Já se encontra disponível o autoagendamento, referente à toma da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para crianças entre os 5 e os 11 anos.

As crianças desta faixa etária podem, assim, agendar a toma da vacina já para este sábado, dia 19 de janeiro, como se pode ler no portal dedicado aos pedidos de agendamento referentes ao processo de vacinação contra a Covid-19.

À saída de uma sessão no Infarmed, em Lisboa, António Lacerda Sales informou que, no quadro de um “processo em continuidade”, foi decidido reservar mais um “período exclusivo” para esta faixa etária poder autoagendar a sua vacinação, quer em primeiras doses, quer em doses de reforço. Adiantou que “praticamente 50% desta faixa etária foi vacinada”.

“O Portal Covid-19 possibilita, desde hoje, o agendamento da inoculação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, de crianças dos 5 aos 11 anos, para que possam ser vacinadas no sábado, dia 19 de fevereiro, na parte da manhã, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”, informaram ainda os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em comunicado.

Na mesma nota, a mesma entidade revela ainda que irá decorrer, em simultâneo, “a administração de segundas doses pediátricas a crianças elegíveis a quem não tenha sido possível administrar a vacina nos dias 5 e 6 de fevereiro”. Nestes casos em particular, o “agendamento é feito centralmente através de SMS (2424)”, esclarecem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Neste momento, encontram-se também disponíveis os pedidos de autoagendamento para a toma da dose de reforço desta mesma vacina para os maiores de 18 anos. Os indivíduos com mais de 50 anos podem também, por sua vez, marcar a toma da vacina da gripe.

Exit mobile version