Site icon Rádio Boa Nova

Autarquia de Oliveira do Hospital estabelece protocolo para oferta das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo

O Município de Oliveira do Hospital celebrou um protocolo de colaboração com a Associação Tempos Brilhantes e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital para disponibilizar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) para o ano letivo 2022/2023.

Segundo nota da autarquia, no âmbito da transferência de competências, no domínio da educação cabe ao Município de Oliveira do Hospital assegurar a implementação das AEC’s no 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Trata-se de “um investimento na área da educação com um valor estimado de 87.300 Euros e que vai abranger os 582 alunos matriculados no 1.º ciclo – sendo que a oferta das AEC’s é obrigatória mas a inscrição facultativa”. O montante corresponde ao valor estipulado e atribuído pela tutela que atualmente é de 150 euros por cada aluno.

O protocolo firmado visa estabelecer uma parceria entre as partes cabendo à Associação Tempos Brilhantes desenvolver, de acordo com a sua metodologia e projetos NOVAEC, as Atividades que integram o programa do 1.º CEB, através de técnicos devidamente qualificados para o desenvolvimento e implementação das mesmas.

Com a duração de cinco horas semanais e dirigidos aos quatro anos do 1.º CEB, serão desenvolvidos os seguintes projetos NOVAEC: Nutriser – projeto educativo multidisciplinar integrado que liga a nutrição e as atividades físicas e desportivas; Educ’Arte – que explora as competências criativas de cada criança através da expressão musical e dramática; e Pequenos Exploradores – projeto que estimula a curiosidade, o raciocínio e o espírito crítico das crianças enquanto adquirem conhecimentos.

O Município salienta que as AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar as orientações programáticas emanadas pelo Ministério da Educação. São promovidas com temas de interesse pedagógico e social tais como a segurança, saúde, ambiente, e boas práticas sociais e de cidadania, ajustadas ao projeto educativo do Município de Oliveira do Hospital, e em articulação com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Mediante mudança da conjuntura atual e verificando-se a alteração do regime presencial das atividades letivas para o ensino @ distância, o protocolo também vigorará e as AEC’s serão disponibilizadas à distância através da solução tecnológica Escola ON.

Graça Silva, vereadora da Educação, refere que se “trata da primeira vez que se avança com este modelo de funcionamento das AEC’s, uma nova experiência com a qual se espera maior capacidade e eficácia na substituição de técnicos mas que pretende, sobretudo, tornar as AEC’s mais apelativas para os alunos uma vez que há uma nova metodologia de trabalho”. “É uma mudança que esperamos que seja mais atrativa e educativa para as crianças”, refere.

Exit mobile version