Os Vereadores do Desporto e da Proteção Civil do Município do Sal (Cabo Verde), Euclides Silva e Edércio Gomes, respetivamente, visitaram na passada semana o Concelho de Tábua, contactando com a realidade local nas áreas em que são responsáveis, reforçando a parceria entre os dois Municípios que formalizaram a geminação em Outubro de 2022.
O Vereador da Proteção Civil foi recebido pelo Vice-Presidente António Oliveira, que tutela esta área, tendo tido a oportunidade de acompanhar o exercício do Subcomando Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra que decorreu neste Concelho e conhecer o modo como os diferentes agentes da proteção civil se articulam para responder a grandes catástrofes, nomeadamente ao flagelo dos incêndios rurais.
Posteriormente visitou os Quartéis dos Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha onde teve oportunidade de trocar experiências e partilhar informações e conhecimentos nesta área tão relevante para a proteção de pessoas e bens.
Por outro lado, o vereador do Desporto do Município de Tábua, David Pinto, deu a conhecer a dinâmica tabuense relacionada com a prática desportiva que envolve toda a população desde as crianças aos séniores, numa ação que visa promover a prática de estilos de vida saudáveis.
Neste sentido foram visitados os diversos equipamentos desportivos de Tábua e apresentadas as diversas modalidades desportivas que são praticadas no concelho, seja por ação do Município seja pelos Clubes e Associações locais, as quais no seu conjunto envolvem centenas de pessoas.
Para os Autarcas Cabo-verdianos foi muito importante conhecer o que se faz em Tábua e aprender com a experiência local, no sentido de as poder transportar para a sua realidade.
António Oliveira e David Pinto, manifestaram o seu agrado por esta visita, a qual vem reforçar os laços de amizade que unem os dois povos, mostrando-se disponíveis para criar novos motivos e pontos de contacto que permitam concretizar os objetivos inerentes ao processo de geminação entre ambos os Municípios, tornando esta uma cooperação com resultados práticos para beneficio das respetivas populações.
Tiago Fonseca(aluno estagiado AEOH)