A frente de fogo que nesta altura lavra na localidade das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, está a preocupar o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que desde o início da tarde se encontra no local a acompanhar a evolução do incêndio e tentar impedir que o fogo chegue ao concelho de Oliveira do Hospital, por via da Felgueira Velha.
A esta altura, a Protecção Civil Municipal de Oliveira do Hospital está mobilizada para fazer frente a este fogo que está ser combatido por mais de 200 operacionais, incluindo os bombeiros de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira e um meio aéreo.
O combate passa também pela mobilização de uma máquina de rastos para o local para “fazer um aceiro e evitar que o fogo desça até ao rio”
“Preocupa-nos esta situação”, referiu o autarca oliveirense que atendendo ao número elevado de incêndios ativos no país, mais de 30, entende que no local se encontram os “meio possíveis” para fazer face ao fogo.
O incêndio já chegou a ameaçar habitações e o obrigou à evacuação de hóspedes do Hotel das Caldas da Felgueira para Oliveira do Hospital.
Esta é uma situação que “inspira cuidados”, referiu o autarca que tem bem presente na memória o grande incêndio que afetou o concelho em outubro de 2017.