Site icon Rádio Boa Nova

ATL da FAAD encerrado depois de três alunos da EB1 testarem positivo para a Covid-19

O espaço de ATL da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), no concelho de Oliveira do Hospital, foi hoje encerrado, depois de na semana passada dois alunos da EB1 da cidade terem testado positivo. Já no início desta semana, o ATL foi informado de que um terceiro aluno está infetado.

A informação foi confirmada esta manhã à Rádio Boa Nova, pelo presidente do Conselho de Administração da FAAD, Álvaro Herdade, adiantando que a decisão de encerramento do espaço foi tomada em articulação com as indicações dadas pela Delegada de Saúde Pública, Guiomar Sarmento.

Carla Oliveira, educadora da FAAD e responsável pelo espaço de ATL, explicou esta manhã à Rádio Boa Nova, que os casos foram reportados por “familiares”  e que a situação foi transmitida “imediatamente à delegada de saúde”, que posteriormente fez chegar a informação de que a FAAD teria que “encerrar o espaço, devido ao número de casos positivos no nosso ATL”. “Neste momento estão três casos identificados”, confirmou.

À Rádio Boa Nova, Carla Oliveira adiantou que as funcionárias da valência de apoio à infância da FAAD tinham sido “testadas ainda antes destes casos surgirem”, tendo sido identificada uma educadora com Covid-19, mas que “não está diretamente ligada com o ATL e já está em baixa há algum tempo”. “Não pertence ao nosso concelho e está ser orientada pela saúde pública da sua área de residência”, referiu.

Encerrado esta manhã, o espaço de ATL, que presta apoio a “cerca de 65 alunos”, com horários diversos, só deverá reabrir no próximo dia 18 de dezembro, tal “ como indicado pela Delegada de Saúde Pública”.

Testadas “há oito dias”, educadoras e auxiliares tinham novos testes previstos para amanhã, dia 10. Porém, devido ao surgimento de casos de Covid-19 entre os alunos do ATL, Carla Oliveira tem a indicação de que, ainda hoje, a equipa deverá ser testada.

De referir que os dois primeiros alunos sinalizados com Covid-19 pertencem à mesma turma, o 1ºB da EB1 da cidade que, segundo Carla Oliveira, já se encontra encerrada. O terceiro caso é “de uma turma diferente”.

De acordo com a mais recente atualização feita pelo Município de Oliveira do Hospital, o concelho regista 42 casos ativos. José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia, mostrou-se preocupado, na passada sexta-feira, com a chegada do vírus aos estabelecimentos de ensino do concelho. Ainda durante o dia de hoje, a autarquia deverá fazer novo ponto de situação da evolução da Covid-19 no concelho.

Exit mobile version