Ativista ambiental e praticante de plogging, Carlos Manuel Dobreira denuncia “imundice de resíduos” em Valezim, Seia.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, adianta que no passado dia 31 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde (Valezim – Seia), na condição de “praticante de plogging e cidadão em contacto permanente com a estrutura Fridays For Future”, recolheu “30 litros de resíduos recicláveis e lixo indiferenciado em 35 minutos”.
Dos resíduos recolhidos, destaca “caricas, anilhas, garrafas de vidro e de plástico, sacos de plástico, jornais, maços de tabaco, tampas de garrafas de plástico, palhinhas, copos de plástico e rolhas”. Refere que, “dentro das possibilidades existentes” procedeu “à separação dos resíduos recicláveis”.
O cidadão refere que “o exposto é dado a conhecer à Junta de Freguesia de Valezim, com conhecimento da comunicação social”.
No comunicado salienta ainda que, no concelho de Seia, “desde 20 de Agosto de 2019, em nove sessões de plogging já foram recolhidos 300 litros de resíduos recicláveis, perigosos e lixo indiferenciado e 4 330 beatas de cigarro num tempo de 10h e 54m”.