A Orquestra Music’ Arte e o Coro Voz Arte, da Associação Sons da Arte, vão realizar no próximo sábado, dia 10, pelas 19h30, um Jantar-Concerto de Carnaval no Pavilhão Multiusos da Obra D. Josefina da Fonseca. Em palco estarão 35 músicos e 25 vozes que prometem criar um “impacto grandioso”.
Por esta altura, ultimam-se os preparativos para a “grande festa de Carnaval”. Na sede da Associação Sons da Arte, na cidade de Oliveira do Hospital, mesmo em frente ao edifício da Casa da Cultura, os ensaios decorrem a bom ritmo. À sexta-feira, o Coro Voz Arte prepara as vozes e as coreografias e, aos sábados, a Orquestra acerta os acordes sob a batuta do maestro Tiago Seabra. Antes da grande noite, os dois grupos vão-se juntar para harmonizar as melodias.
“No dia 10, o coro vai estar alinhado com a orquestra. Aí é que está o desafio , quando juntamos estas duas forças e fazemos uma junção musical com algum impacto grandioso”, adianta à Rádio Boa Nova a responsável pela Associação Sons da Arte, Alexandra Almeida, assegurando que todos juntos vão proporcionar “uma grande festa de Carnaval”.
Durante um ensaio do Cor Voz Arte, a responsável refere que o forte da Associação “é a música cantada e tocada”. Isso mesmo vai ser visível na iniciativa que está a ser preparada, um concerto que vai ser precedido de um jantar.
“Convidamos todas as pessoas a inscrever-se e a participar, podendo nesse jantar usufruir de um concerto com estes dois grupos que encarnarão as personagens das músicas que vamos interpretar”
Sobre o Coro Voz Arte, Alexandra Almeida sublinha o facto de ser “um bocadinho fora da caixa. “Não é a versão tradicional de um coro que canta muito aprumadinho”. “Temos muita dinâmica corporal, coreografias. É um coro efetivamente muito versátil”, sublinha, verificando que o que se pretende é que no futuro “seja essencialmente infanto-juvenil”. “Ainda há suporte de algumas vozes adultas femininas, mas é suposto que deixem de dar esta base”, acrescentou.
Quanto à orquestra “já conta nestes eventos com cerca de 35 músicos” sob a batuta do maestro Tiago Seabra, também dirigente da Associação Sons da Arte.
Juntos na vida e na Associação , Alexandra e Tiago, ultimam por estes dias os pormenores e preparam as coreografias “para que tudo corra como desejável” na noite de 10 de fevereiro e desafiam à inscrição para o evento, através dos contactos da Associação Sons da Arte. No decorrer do evento vai decorrer também o concurso de Melhor Máscara e é esperada a participação do jovem Rafael Abrantes que participou na última edição do The Voice Portugal.
A habituar o público a eventos de grande impacto, de que foi exemplo o concerto na Igreja de Nogueira do Cravo, por ocasião do Natal e outro no vizinho concelho de Seia, onde “o projeto foi muito bem visionado e apreciado”, a Associação espera continuar a promover eventos de elevada qualidade musical.
Positiva foi também a participação da Associação, com elementos do Coro Voz Arte, na Festa de Natal do Hospital Pediátrico de Coimbra para a qual foi convidada, depois de no dia 1 de junho ter participado na comemoração do Dia da Criança. “Foi um momento especial”, recorda Alexandra Almeida.
A Associação Sons da Arte está aberta a inscrições para o Coro Voz Arte e Orquestra Sons da Arte. “Estamos sempre disponíveis para receber quem aprecia música”, sublinha Alexandra Almeida.