A Associação Portuguesa de Preparadores Físicos de Basquetebol (APPFB) realizou “ciclo de ações de formação de preparação física no basquetebol”, durante o mês de julho. A iniciativa contou com a presença de profissionais da área, nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar “o acesso a mais e melhor formação na área”.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a APPFB refere que esta iniciativa teve o apoio de algumas associações de basquetebol, entre as quais a Associação de Basquetebol de Braga, Associação de Basquetebol de Aveiro, Associação de Basquetebol de Castelo Branco e Associação de Basquetebol de Coimbra.
O ciclo de ações contou com “a presença de diversos profissionais da área, nacionais e internacionais”. No primeiro dia, 5 de julho, marcaram presença Tiago Sousa, preparador físico do CAB Madeira, e Thomas Huyghe, strenght & conditioning coach dos Phantoms Boom (Bélgica) e ex-Atlanta Hawks (NBA).
No dia 9 de julho, esteve presente Jordan Godfrey (Leicester Riders) e Christian Lambert (Seleção Venezuelana). Já no dia 12, Eric Dias (AD Ovarense) e Gisella Castillo (Seleção Argentina) foram os que marcaram presença.
No dia 16, Martin Carretéro (ex-Federal) e Ricardo Robalo (Elite Basketball Program) estiveram presentes na iniciativa. O dia 19 contou com Luka Svilar (Ex-Unics Kazan) e Manuel López (Hapoel Be’er Sheva).
No dia 23, Ignacio Carcamo (Instituto Nacional del Deporte) e Inês Pires (Quinta dos Lombos). Para finalizar, nos dias 26 e 30 de julho estiveram presentes Anna Jodar (Girona), José Manuel Martin (UCAM Murcia), João Araújo (Coimbrões) e Cuco Rodriguez (ex- Bétis de Sevilha).
A APPFB garante que “levou a cabo um evento que foi ao encontro das suas premissas e objetivos, entre os quais estão o acesso a mais e melhor formação na área para todos os potenciais interessados e ainda o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais”.
Rita Tavares (Jornalista Estagiária)