Site icon Rádio Boa Nova

Associação ofereceu cabras a pastores de Travanca de Lagos que perderam animais no incêndio

Oiteta e três cabras e dois bodes foram, hoje, oferecidos a pastores da Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital,…

… que perderam os seus animais no incêndio do dia 15 de outubro.

O gesto solidário partiu da associação Atos de Mudança, com sede em Lisboa, que conhecedora da “calamidade” que afetou o concelho em geral e a freguesia de Travanca de Lagos, em particular, mobilizou esforços para a angariação de verbas, na ordem de cinco mil Euros, para a compra dos animais. Luísa Chaves, da Atos de Mudança entende que este foi um “sonho tornado realidade”, verificando que o importante é fazer com que o concelho renasça. “Esta é uma das formas de renascer, trazendo vida”, sublinha


Os animais hoje oferecidos em Travanca de Lagos permitem, segundo o presidente da Junta de Freguesia, António Soares, repor os animais perdidos. Para além das cabras, o autarca diz ter a promessa de oferta de cerca de 70 ovelhas bordaleiras a pastores da freguesia. “Houve pessoas a quem morreram muitos animais. Enterrei rebanhos inteiros logo a seguir ao fogo, no dia 18 de outubro”, contou.

Um gesto da Atos de Mudança mereceu o agradecimento do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que de um modo geral agradece a onda de solidariedade que tem chegado ao concelho e “tem minimizado as perdas da população”. “Aqui arderam cinco mil animais”, recorda José Carlos Alexandrino. “Todos somos poucos”, entende o autarca que “a cada dia que passa” assiste a “um avolumar de problemas”. Dá o exemplo de pessoas que “não tinham reclamado nada, mas que agora estão a passar por dificuldades”, ao mesmo tempo que também denuncia o caso de pessoas que “têm feito um aproveitamento” desta situação. “Todos os dias lido com mais 300 problemas diferentes dos do dia anterior. É uma aflição tremenda”, conta.


A todos os que têm ajudado o concelho a renascer das cinzas, o presidente da Câmara Municipal espera agradecer publicamente no âmbito de um almoço solidário que terá lugar, por ocasião da Feira do Queijo, no dia 11 de março e que contará com a participação do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Exit mobile version