A Associação Juvenil C.U.M.E em Arganil, não conseguiu ficar indiferente à pandemia originada pela COVID-19 e decidiu ajudar no que diz respeito à confeção e distribuição de máscaras de proteção caseiras.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que estas máscaras, reutilizáveis, são compostas por duas camadas de tecido de algodão tendo um filtro TNT removível, permitindo assim que a população dê um novo uso a estas ao substituir o referido filtro colmatando esta nova necessidade de proteção.
Após diversos contactos e solicitações, as juntas de freguesia de Folques e de Arganil juntaram-se a este projeto, tendo facultado apoio para a confeção de cerca de 1200 máscaras que irão ser distribuídas gratuitamente às populações. Já o Município de Arganil facultou as máquinas de costura aos voluntários que não disponham deste equipamento e que queiram colaborar no projeto.
O grupo conta começar a entregar as máscaras em breve tendo já sido entregue material às voluntárias para a produção de cerca de 500 máscaras. A acompanhar as máscaras irá ainda um filtro de TNT e uma pequena brochura informativa sobre o uso correto da máscara.