Site icon Rádio Boa Nova

Associação do Vale do Cobral comemora 25.º aniversário com almoço solidário. Verbas revertem para a obra do lar

Nascida no ano de 1999, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC) comemora no próximo domingo, 13 de outubro, o 25º aniversário. As bodas de prata da conhecida IPSS da freguesia de Meruge vão ser assinaladas com a realização de um almoço solidário, que visa a angariação de fundos para a obra do lar.

Criada com o objetivo de “preencher o vazio de respostas sociais existente na freguesia de Meruge”, a ADSCVC conta com um “percurso exaltante de 25 anos de conquistas sociais”.

“A ADSCVC, afirmou-se no contexto local, regional e nacional pela qualidade do seu trabalho, pela sua capacidade na execução de programas exigentes, como o CLDS 1, CLDS 4G, e a RLIS/SAAS, pela excelência do serviço prestado às populações”, refere a direção da instituição.

De acordo com João Abreu, presidente da instituição, o reconhecimento público vem das “entidades públicas que nos confiam a execução dos projetos”, ao ponto de apresentarem na União Europeia “o nosso primeiro CLDS” como “o o exemplo nacional de boas práticas”.

“Comemoramos o 25º Aniversário da ADSCVC, felizes pelo que alcançámos na melhoria das condições de vida dos nossos utentes e das suas famílias e confiantes na força realizadora dos nossos trabalhadores, dos nossos sócios, dos nossos dirigentes, da nossa população, para vencer os novos desafios que temos em mãos, como os da agora iniciada obra de Construção do Edifício Sede da ADSCVC, que irá albergar as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e do tão ansiado e necessário LAR da 3ª Idade”, avança.

“No rico e diversificado espólio de 25 anos da ADSCVC”, João Abreu e identifica a Escola Oficina de Cozinha e Fumeiro Tradicional, que recuperou para o património gastronómico do oncelho, a arte de produzir enchidos de qualidade, segundo as receitas transmitidas e ensinadas pelas “mulheres dos porqueiros”, bem como o inimitável “Arroz de Suã”, “Os Torresmos na Caçoila com Batata à Racha”, “O Arroz de Salpicão”, o “Arroz Doce de Anis” a Broa e as Bolas de Carne, Bacalhau e Chouriça confecionadas no Forno Comunitário, assim como salgados, compotas, licores caseiros, tudo comercializado para o público, até hoje, pela nossa Empresa de Inserção Social.

A ADSCVC, tem também sido “parte ativa e qualificada na concretização das principais iniciativas que se realizam na Freguesia de Meruge, com destaque para a Feira da Primavera, o Ciclo do Pão e a Feira do Porco e do Enchido, a mais genuína, original e vernácula mostra lúdico/gastronómica que se realiza em toda a região das beiras”.

“Estamos a cumprir o nosso objeto estatutário promovendo atividades de proteção à Infância e à Juventude, aos Idosos e à comunidade em geral, mas necessitamos continuamente do apoio de todos os amigos, para cumprir com os encargos financeiros que temos em mãos”, conclui a direção em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Exit mobile version