Cada habitante nos concelhos que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, da qual faz parte Oliveira do Hospital, reciclou, em média, 39 quilos de lixo em 2020.
O balanço foi feito pela associação, que dá conta que, em toda a região, foram separadas 12.844 toneladas de resíduos recicláveis, mais 22 por cento em comparação com 2019. Nos últimos seis anos, a separação quase duplicou na ordem dos 79 por cento.
Em comunicado, a Associação do Planalto Beirão refere que o crescimento da reciclagem na região foi superior à média nacional de 13 por cento. O plástico e o metal tiveram o maior crescimento com uma subida de 30,5 por cento face a 2019.
Segue-se o papel e cartão com 21 por cento e o vidro com mais 16,5 por cento.
“Estes dados revelam que, mesmo num ano fortemente marcado pela pandemia associada à Covid-19, os comportamentos de separação dos resíduos continuaram a ser uma das preocupações dos cidadãos da região do Planalto Beirão”, refere a associação em comunicado.
A direção do Planalto Beirão refere que, com estes resultados, foi possível concluir que “o investimento realizado nos últimos anos, ao nível da rede de ecopontos e de meios de recolha, foram uma opção acertada, que assegurará a sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, a longo prazo”. Entre 2017 e 2020, foram instalados mais 1.796 novos ecopontos, dos quais 503 no último ano.
Ainda assim, com vista a sensibilizar ainda mais a população para a prevenção da produção de resíduos e a sua separação, a Associação do Planalto Beirão está a implementar um novo plano de sensibilização e educação ambiental.
O projeto terá como mote “Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão” e terá como objetivo “incentivar à separação dos resíduos valorizáveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro, garantindo que possam depois ser reciclados e transformados em matéria-prima para novos produtos e, dessa forma, evitando que sejam depositados em aterro”.
Segundo a associação, o projeto terá várias ações destinadas às populações, à comunidade escolar e aos operadores de comércio e serviços, sendo que, no âmbito desta iniciativa, irá avançar-se com a distribuição porta a porta de 100 mil mini-ecopontos para a separação doméstica dos resíduos.
Além disso, uma viatura de “sensibilização itinerante, munida de diversas plataformas multimédia e conteúdos interativos sobre a Economia Circular” irá percorrer os 19 municípios que integram a associação durante 18 meses.
Para além da vertente ambiental, o projeto Ideia com Futuro irá lançar também a campanha solidária “Separar para Ajudar”, onde cada tonelada de resíduos separada que represente um aumento face aos valores de 2014 será convertida em benefícios sociais para instituições de solidariedade da região.
A Associação do Planalto Beirão junta atualmente os concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Gouveia, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Seia, Tábua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
com:jornaldocentro.pt