O Gabinete de Apoio ao Aluno da Associação de Estudantes (AE) do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) está a dinamizar a dinâmica do apadrinhamento junto dos alunos da Escola Secundária.
A Dinâmica do Apadrinhamento tem como objetivo incentivar a cooperação entre alunos de diferentes idades e de assegurar a integração e o bem-estar de todos os alunos.
“Uma vez que consideramos importante conceder apoio a todo e qualquer um que se encontre em dificuldades, sejam elas relacionadas com bullying, complicações na aprendizagem, obstáculos linguísticos ou culturais, associados à diversidade de nacionalidades no espaço escolar, entre outras, pensámos na implementação desta dinâmica como forma de esgotar algumas destas complicações”,, refere a AE em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
No âmbito desta dinâmica “os alunos mais velhos devem, idealmente, ter um papel impulsionador no desempenho dos mais novos, afilhados, atendendo a quaisquer que sejam as suas necessidades e solucionando os seus problemas, desde que a resolução dos mesmos esteja ao alcance dos padrinhos”.
As inscrições foram feitas através de um questionário disponibilizado online para toda a comunidade escolar e o processo de escolha de pares foi realizado com base nos interesses, que os inscritos revelaram no mesmo.
“No passado dia 15 de Janeiro, deu-se o primeiro encontro com a presença dos estudantes envolvidos na iniciativa, onde foram divulgados os pares e apresentada a dinâmica, bem como os seus objetivos. Futuramente, mais encontros serão realizados para que possamos acompanhar os alunos e garantir o bom funcionamento deste projeto”, adianta a AE, liderada pela jovem estudante Sara Marques.