No passado dia 6 de março, a Associação de Estudantes (AE) do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em conjunto com a direção, inaugurou a sua estufa, no âmbito do Dia da Sustentabilidade.
“Assegurar a sustentabilidade ambiental é um dos maiores desafios do século XXI e todos nós temos um papel importante nesta luta. Foi a pensar no nosso papel individual na resolução deste problema que este departamento foi criado e foi também a pensar nisso que definimos como prioritário dar uma nova vida à estufa.
Uma estufa contém seres vegetais e, por isso, vivos e ter uma escola que tem a preocupação de manter um espaço como este, demonstra que estudamos numa escola dinâmica, viva e que pensa nos problemas do nosso tempo. Assim, aquilo que fizemos foi apenas pensar em estratégias que pudessem dar um novo dinamismo a esta estufa e, para isso, contámos com a ajuda de várias professoras, que se mostraram solidárias com esta ideia, que não é nossa, é de todos os alunos que dela possam tirar proveito.
A pensar nos alunos, falámos com a professora coordenadora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Lúcia Torgal, a fim de conseguirmos trazer os alunos das salas de aula para a estufa, para contactarem com a Natureza e serem educados para a preservação do meio ambiente.
A sustentabilidade ambiental passa por preferir produtos vegetais a quantidades assustadoras de carne, por exemplo, passa por alterarmos os nossos padrões de consumo e de vida e assegurarmos a mesma qualidade de vida que temos para as gerações futuras. Deste modo, a pensar nessa alteração de comportamentos, planeámos juntamente com o Restaurante Pedagógico um almoço vegetariano, para que todos possamos contactar com este modo de vida, seguramente mais sustentável.
Assim, terminamos reafirmando a importância de cuidar do nosso planeta com atitudes concretas, mas que com um grande impacto. Queremos trazer a sustentabilidade para a escola, queremos reanimar a nossa estufa, queremos trazer os alunos dos ecrãs para a Natureza e queremos dar continuidade à escola dinâmica que se tem vindo a criar. E é por isso que estamos aqui hoje a inaugurar a estufa, o nosso primeiro grande passo.
Combater as alterações climáticas é um problema de responsabilidade global e que certamente se tornará mais fácil se estivermos unidos pela mesma causa. É difícil, mas não impossível e com toda a certeza só depende de nós. Vamos a isso!”
Associação de Estudantes do AEOH