Site icon Rádio Boa Nova

Associação Comercial e Industrial do Interior presta apoio às empresas que operam em territórios de baixa densidade

É a partir de Oliveira do Hospital que a Associação Comercial e Industrial do Interior (ACII) apoia o tecido empresarial localizado em território de baixa densidade (NUT II), seja na área da formação profissional, candidaturas a apoios comunitários e nacionais e divulgação de informação útil, entre outros apoios.

A Associação criada em 2017, que esteve em incubação até 2019, tem sede na cidade de Oliveira do Hospital, na Av. Sá Carneiro.

António Virgílio Santos, sócio gerente da Gold Conta, empresa que preside à direção da ACCI explicou na Rádio Boa Nova que a associação “não é exclusivamente de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes”. “É de todo o interior”, referiu o empresário, notando que a abrangência respeita o território da NUT II, que é território de “baixa densidade”.

“Apoiamos as empresas de toda esta região, na área da formação profissional, ao nível de candidaturas a fundos comunitários e divulgação de informação”, começou por referir António Virgílio.

A ACII tem “uma base de dados com 1200 empresas”, às quais são “constantemente divulgados os apoios comunitários e de apoio de Covid-19 e o calendário fiscal mensal”.

Para além disso, a associação, cujos órgãos sociais são presididos por empresas e não por pessoas, está habilitada a fazer licenciamentos industriais e comerciais, prestar apoio jurídico aos associados, registo de patentes e marcas nacionais, constituição de sociedades, certificação de empresas, estudos económicos ou planos de negócios para as empresas se poderem desenvolver.

“Esta Associação é exclusivamente virada para o tecido empresarial”, continuou o empresário oliveirense, notando que para o efeito a ACII “tem protocolos com o Município de Oliveira do Hospital, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a CIM da região de Coimbra, o Turismo de Portugal e com a Adiber”.

Na Rádio boa Nova, António Virgílio explicou ainda que a criação da Associação resultou da constatação da dificuldade que os empresários deste território manifestavam no acesso a apoios. “Como lido, no dia a dia, com tecido empresarial constatava que toda a gente se queixava de que os incentivos iam para Lisboa e Porto e não vinha nada para o interior”, contou.

As empresas que pretendam podem associar-se à ACII, encontrado no site www.acii.pt toda a informação necessária para o efeito.

 

Exit mobile version