O Politécnico de Coimbra (IPC) assinou hoje com o Governo o contrato de financiamento que vai permitir a construção de uma residência estudantil em Oliveira do Hospital e a renovação das residências já existentes em Coimbra.
A cerimónia de assinatura decorreu esta quinta-feira, em Lisboa, e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
O contrato surge na sequência das propostas apresentadas pelo Politécnico de Coimbra ao financiamento no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para construção de uma residência em Oliveira do Hospital com 100 camas para servir a comunidade estudantil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH) e para reabilitação das residências existentes em Coimbra, que têm cerca de 350 camas. Estes projetos representam um investimento de cerca de 6.800.000 euros.
Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, este momento “é muito importante”, não só porque as atuais residências estão a precisar de obras de beneficiação, dado que já foram construídas há 20 anos, mas também, e designadamente no caso da nova residência em Oliveira do Hospital, porque a construção de alojamento estudantil nesta cidade vai garantir “melhores condições aos estudantes que frequentam os seus cursos na ESTGOH e trazer uma nova dignidade e afirmação ao ensino superior naquela região da Beira Serra”.