Site icon Rádio Boa Nova

Assembleia Municipal pede caixas multibanco em todas as freguesias de Oliveira do Hospital

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por unanimidade, esta sexta-feira (20), uma Moção pela “instalação de terminais ATM – Caixas Multibanco – em todas as freguesias do concelho que não as possuam”.

A Moção foi proposta por João Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, eleito pela CDU, que recuou no tempo para relembrar que, em março de 2022, no Congresso da ANAFRE – Associação Nacional das Freguesias Portuguesas, “foi aprovada por unanimidade uma Moção desafiando o Governo, por meio do seu Banco, Caixa Geral de Depósitos (CGD), a negociar com a própria associação a instalação, em todas as Freguesias ou Uniões de Freguesias, de terminais ATM com custos iniciais, de instalação e de manutenção suportados integralmente pela CGD, enquanto banco do estado obrigado a serviço público”.

A citar a dita Moção da ANAFRE, João Abreu referiu que “a instalação de terminais ATM é decisiva para a elevação da qualidade de vida das populações rurais, privadas na maioria dos casos, de transportes públicos que as conduzam até às caixas multibanco, obrigando-as a guardar o dinheiro em casa, com todos os riscos de segurança que tal acarreta, sobretudo para os mais idosos”.

No documento, o autarca acrescenta ainda que, segundo um estudo do Banco de Portugal, “1276 freguesias, onde vivem quase um milhão de pessoas, não há multibanco” Assim, “suportar a instalação da totalidade das caixas multibanco em falta corresponderia a menos de 1% dos lucros obtidos pela CGD”.

Segundo o presidente da ANAFRE, que reuniu recentemente com o Ministro da Coesão Territorial, o “processo de instalação de caixas multibanco foi suspenso após a queda do Governo anterior, não estando prevista a sua continuidade”.

Assim, a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital deliberou “endereçar ao Ministro da Coesão Territorial o pedido para que seja retomado com urgência” este processo. Recomenda à Câmara Municipal “que se solidarize, a exemplo de outras Câmaras, com o pedido de instalação de terminais multibanco em freguesias onde estes não existam”.

No documento lê-se ainda que, “uma vez aprovada”, a Moção será também enviada à ANAFRE com a recomendação de que mobilize as freguesias interessadas para apoiar esta justa pretensão”.

Solidário com as freguesias que não possuem este tipo de equipamento, o deputado Raul Dinis exemplificou o caso com Lagares da Beira que dispõe de uma caixa multibanco e que é muito usada.

Por sua vez, Rui Monteiro referiu que este “é um assunto de enorme importância e de grande justiça para as freguesias”.

Exit mobile version