Site icon Rádio Boa Nova

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Na operação, a ASAE apreendeu ainda 1612 rótulos, tudo num valor de mercado aproximado de 1200 Euros.

Este é o resultado de uma investigação desencadeada pela ASAE “sobre usurpação de denominação de origem protegida em queijos de ovelha”. Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE refere que “em causa está a utilização do nome «Serra da Estrela» (denominação de origem protegida, desde 1985) em queijos cuja produção não reunia os requisitos necessários para essa certificação, quanto à origem da matéria-prima utilizada”.

No decurso da investigação, a ASAE detetou que “um estabelecimento de produtos tradicionais, da cidade do Porto, adquiria os queijos de ovelha de uma fábrica da zona centro e substituía os rótulos de origem por outros, fazendo constar, nos novos rótulos, que a sua origem seria «Serra da Estrela», valorizando comercialmente o produto vendido ao consumidor.”

“Foram apreendidos, nesse estabelecimento de venda ao público, 500 rótulos de queijo da serra que seriam colocados nas próximas unidades que seriam vendidos”, acrescenta.

No âmbito da mesma investigação, detetou ainda que “a mesma unidade de fabrico produzia queijos para um grupo de restaurantes em Lisboa, cujos rótulos (encomendados pelo cliente) ostentavam a denominação protegida Serra da Estrela, sendo suscetível de induzir em erro o consumidor, quanto à genuinidade e proveniência do produto”.

No total, a ASAE apreendeu “1612 rótulos, cerca de 50 quilos de queijo, tudo num valor de mercado aproximado de 1200 Euros”.

Exit mobile version