Site icon Rádio Boa Nova

Arranca hoje a 82ª Volta a Portugal em Bicicleta

A 82.ª edição da Volta a Portugal arranca hoje com um contrarrelógio em Lisboa (prólogo), e termina ao cronómetro, a 15 de agosto, em Viseu. Ao longo de 10 etapas e um dia de descanso na cidade mais alta do país, Guarda, 18 equipas e um pelotão de 126 ciclistas inauguram o Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, e testemunham a estreia de uma partida em Ponte de Sor. Além de tudo isto, a Volta recebe uma equipa da 1.ª divisão internacional, 11 anos depois.

A monumentalidade da Praça do Império, em Lisboa, é o palco de partida da 82.ª edição Volta a Portugal Santander. “A Volta do Regresso”, conforme é apelidada, estará na estrada de 4 até 15 de agosto. Arranca com um prólogo em Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021, e termina em contrarrelógio em Viseu, cidade das Rotundas, na Avenida Europa. William Bjergfelt (SwiftCarbon) é o primeiro ciclista na estrada (às 15h20). Duas horas e cinco minutos depois, Amaro Antunes (W52 Porto), vencedor da edição 81 da Volta, inicia os 5,4 quilómetros do arranque da prova.

Entre as duas cidades, Lisboa e Viseu, os 126 ciclistas e 18 equipas pedalam 1.568,2 Km durante 10 etapas, com direito a um dia de descanso (9 de agosto), na Guarda, cidade mais alta do país. A caravana terminará cinco etapas no alto, com destaque para a chegada à Torre (categoria especial), Serra do Larouco, segundo ponto mais alto de Portugal Continental (1.503 metros) e Senhora da Graça (Monte Farinha) — atribui 4 Prémios de 1.ª categoria e contabiliza 33 contagens de Prémios de Montanha.

Apesar deste desejo de regresso à normalidade, a questão do Covid-19 irá acompanhar a caravana. Apesar de aplaudida livremente ao longo das estradas, o público da Volta será mantido à distância nas zonas de partida e nas metas. O acompanhamento pela televisão (RTP) será sempre a alternativa aos amantes da prova velocipédica.

Exit mobile version