O Arraial Social regressa à freguesia de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, para uma edição de três dias: 29, 30 e 31 de agosto. Estudantina Universitária de Coimbra, Saúl e Pegadinha são alguns dos destaques desta III edição do Arraial que pretende angariar dinheiro para a Requalificação do Salão Polivalente da CERCAV – Edifício Social.
O programa foi revelado na passada sexta-feira (5) no Espaço Cooperativa Cowork @ Aldeias de Montanha – Alvoco das Várzeas, onde estiveram presentes as instituições organizadoras deste Arraial – Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas, Alvôco a Recordar, Liga dos Amigos de Alvôco das Várzeas, Grupo Desportivo de Alvôco das Várzeas e Sons de Alvoco.
Para João Miguel Pais, Secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, com os pelouros da Cultura e do Associativismo, “esta é uma marca Alvocense criada pelas organizações da nossa terra, onde além de valorizarmos o que fazemos por cá trazemos a inovação, a cultura, a música e o dinamismo a um território que quer fazer obra”.
O cartaz conta, na quinta-feira, 29 de agosto, além da Estudantina Universitária de Coimbra, com a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra, Musk 4 e DJ Gonçalo Martins. Na sexta-feira, 30 de agosto, abrirá com um Cine-Concerto apresentado, pelos Alvocences, Emanuel Bento e Luís Antero e prosseguirá com Fábio Bastinho, antes da entrada do cantor popular Saúl. O dia fica fechado com o DJ Trill Seco. No último dia do Arraial, sábado, 31 de agosto, sobem a palco o Grupo de Cavaquinho Feminino “Da Nossa Aldeia”, 4Funk Band, Pegadinha e DJ Steel.
Além do programa musical, a iniciar, todos os dias pelas 21h00 horas, o Arraial contará com barraquinhas onde as Associações de Alvoco das Várzeas demonstrarão a suas competências desenvolvidas ao longo do ano e com inúmeras atividades como Jogos Tradicionais, Sunset Session, Instalações Sonoras, Caminhadas Sonoras e duas Homenagens: à Missão País UBI e aos antigos Presidentes da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas. Esta última a decorrer no novo espaço, remodelado, da sede da Junta de Freguesia de Alvoco.
“Estamos muito orgulhosos do cartaz que apresentamos. Um cartaz de várias gerações e para vários públicos. Ressalvar que teremos todos os dias grupos/artistas de Alvoco das Várzeas a subir a palco e os DJ`s, todos eles, do Concelho de Oliveira do Hospital. Uma prova viva que queremos dar e mostrar, que por cá, também se faz cultura e música com qualidade. Paralelamente, agradecer à Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra pelos grupos facultados, face ao Protocolo assinado, com a Junta de Freguesia, e que enlevam ainda mais o cartaz e aproxima a Tradição Coimbrã e Popular às nossas gentes. Quanto ao resto? Creio que o cartaz fala por si”, acrescenta, João Miguel Pais.
Refirqa-se que o Arraial Social nasceu em 2022, com o objetivo de angariar dinheiro para uma obra na Freguesia. A obra escolhida foi a Requalificação do Salão Polivalente da CERCAV – Edifício Social.
Para a Presidente da Junta de Freguesia, Cátia Alves “a marca está cá para ficar”. “O Arraial Social de Alvoco agrega um evento em vários conceitos: voltámos a ter um Festa com dimensão na nossa Freguesia, trabalhamos com todas as associações e coletividades ativas da nossa terra e ajudamos a fazer uma obra tão necessária como esta que nos apresentamos a fazer e irá melhorar o, dia a dia, da comunidade. Não obstante, também este será um instrumento válido às nossas organizações para continuarem a desenvolver, de forma autónoma, as suas atividades e produções”, conclui.