Site icon Rádio Boa Nova

Arraial Social de Alvoco das Várzeas pretende “unir a população e promover a cultura”

Arranca esta sexta-feira a 1ª edição do Arraial Social de Alvoco das Várzeas que pretende “unir a população, promover a cultura e a vertente social”. Até domingo, a Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, “qualidade de ouro”, acolhe a iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, associações e coletividades da aldeia.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Cátia Alves, presidente da Junta de Freguesia, adiantou que o evento surgiu após “reunião com as associações locais” e criação de uma “comissão organizadora do arraial”. Para além da componente social e cultural, o Arraial Social é de caracter solidário, uma vez que o seu objetivo principal é “angariar receita para investir numa obra que beneficiará a população e as entidades associativas”. “Obra haverá. Mais à frente se saberá”, garante Cátia Alves sem avançar pormenores.

De acordo com a autarca, a receita será proveniente da venda de produtos por parte das coletividades que estarão presentes nas tradicionais “barraquinhas”, assim como da aquisição de “eco-copos” por um “valor simbólico”. “Apostámos nos eco-copos também para diminuir a quantidade de lixo, numa prática responsável para a preservação da natureza. Com todos estes motivos, acho que iremos conseguir receita para atingir o nosso objetivo”, afirmou.

Cátia Alves avança que a Junta de Freguesia “alinhou no desafio de forma a proporcionar três dias de festa e de atividades, mas acima de tudo para sensibilizar relativamente a temas importantes, unir a população e lembrar as lutas do passado”.

No que diz respeito ao cartaz, a organização optou por apostar em grupos locais e regionais com “rostos alvocenses”. Também o Fado e tunas académicas de Coimbra irão marcar o certame pois “é importante trazer estes jovens a Oliveira do Hospital para perceberem a beleza e a oferta do concelho e não pensarem só nas grandes cidades”.

Na programação, destaque ainda para o lançamento do site da Junta de Freguesia, a homenagem aos antigos resineiros de Alvoco das Várzeas, jogos tradicionais e conferências. Cátia Alves sublinha também a exposição da Manta de Retalhos do Concelho de Oliveira do Hospital, um “desafio lançado a todas as juntas de freguesia do concelho”. “Apelámos à criatividade e, desta forma, todas unidas dará uma única manta, criando assim a Manta de Oliveira do Hospital”, conclui.

Exit mobile version