Site icon Rádio Boa Nova

Arguinas e professores homenageados em Santa Ovaia

Este domingo, a União de Freguesias (UF) de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, homenageou os Arguinas e os professores da antiga escola primária com exposições fotográficas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Bruno Amado, presidente da UF, referiu que as homenagens surgiram através da “dinâmica” criada logo no “início do mandato” quando o executivo solicitou “à população para fazer chegar algumas fotografias”.

Quanto aos Arguinas, a União de Freguesias quis “dar a cara” aos homens que trabalhavam a pedra de forma árdua, expondo as suas fotografias e nomes num monumento já existente, na conhecida “Praça dos Arguinas”. “Por toda a envolvência que tem tido, inclusive após a candidatura dos Verbos dos Arguinas ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular e dos livros publicados, queríamos dar a cara. Quando falamos dos Arguinas, falamos de uma palavra e nós queríamos dar a cara dos Arguinas da nossa aldeia que tiveram esta profissão”, explicou Bruno Amado.

De acordo com o autarca, a profissão ainda é exercida por “dois ou três que ainda vão picando e trabalhando a pedra mas, hoje em dia, está mais maquinada”.

Seguiu-se a homenagem aos professores que lecionaram na antiga escola primária, que depois de criado o Agrupamento de Escolas, foi encerrada. Agora reabilitada para potenciar outras atividades, o espaço convida a uma “viagem no tempo” com uma exposição fotográfica das turmas que por ali passaram. Inaugurada em 2017 após obras de reabilitação para se transformar numa biblioteca, “nunca funcionou como tal”. Assim, o objetivo do executivo, liderado por Bruno Amado, é “colocar alguém” neste espaço de memórias para que o mesmo possa assumir um papel de “apoio educativo”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, começou por sublinhar que quem fomenta o desenvolvimento de uma terra “são os cidadãos, a população e a vontade de fazer”. “Homenagear os Arguinas é um gesto bonito para os construtores daquilo que é a afirmação de Santa Ovaia. É importante que a gente perpetue estes saberes”, afirmou. “Num espaço de saber”, relembrou “o papel que o professor tem numa comunidade, na construção de homens e mulheres”. “A saúde e educação são pilares fundamentais para uma comunidade se desenvolver. Como servidor do concelho, tenho que lutar por eles”, frisou, parabenizando a União de Freguesias “por dar este sinal de reconhecimento a quem transmitiu saber”.

Responsável pelo pelouro da Educação no Município oliveirense, Graça Silva defendeu que “esta mobilização humana é que dá vida às localidades”. “É disso que nós precisamos. De estarmos juntos, imbuídos do mesmo espírito e conseguirmos que as nossas terras tenham vida”, referiu, lamentando o facto de sermos “cada vez menos”.

Exit mobile version