Site icon Rádio Boa Nova

Arganil recua. Oliveira do Hospital mantém-se em alerta. Carregal do Sal avança no desconfinamento. Tábua ‘livre’ do risco

O concelho de Arganil, devido ao aumento de número de infeções nas últimas duas semanas, vai recuar nas medidas de desconfinamento. Oliveira do Hospital vai manter-se na “Lista de Risco” por apresentar uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias. O concelho de Tábua, que integrava a mesma lista, está ‘livre’ e Carregal do Sal que se encontrava “retido” no desconfinamento pode, finalmente, avançar, a par da maioria dos concelhos do país.

A lista dos concelhos de risco com base no risco de incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes foi esta quinta-feira revista pelo Governo. De acordo com a atualização semanal feita em Conselho de Ministros aponta para o avanço para o desconfinamento de três concelhos: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes, bem como a freguesia Longueira-Almograve (concelho de Odemira).

Já Arganil e Lamego recuam à 3.ª fase do plano de desconfinamento, sendo aplicadas as regras de 19 de abril. Já Resende mantém-se na 2.ª fase do plano desconfinamento, nível para o qual avançou mais uma freguesia de Odemira.

Em Arganil recua-se e é permitido: abertura de todas as lojas e centros comerciais; restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados; cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação. Autoriza-se ainda a prática de modalidades desportivas de médio risco; atividade física ao ar livre até 6 pessoas; realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²); casamentos e batizados com 25% de lotação.

Destaque ainda para 12 concelhos que estão em alerta: Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares, e Odemira.

“Condições para continuar com medidas aprovadas”. Mas há “acertos”

A ministra mariana Vieira da Silva salientou que o país está “claramente no nível verde”, com o nível de incidência abaixo de 50: 48,7% e menos de 50 casos por cada 100 mil habitantes”. Uma evolução “muito positiva”, destacou.

A generalidade do país continua a seguir as regras do desconfinamento iniciadas a 1 de maio. O que significa que têm permissão de funcionamento de restaurantes e espetáculos até às 22h30, comércio em geral até às 21h nos dias de semana e até às 19h aos fins-de-semana e feriados.

Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas. E, podem ser praticadas todas as modalidades desportivas, bem como toda a atividade física ao ar livre. A lotação para casamentos e batizados está limitada a 50% do espaço.

Veja ou reveja o briefing de Conselho de Ministros:

Exit mobile version