Site icon Rádio Boa Nova

Arganil: PCP reivindica defesa da água e qualidade de vida após incêndios

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PCP de Arganil denuncia que “após os incêndios se avolumaram os problemas ambientais que afetam os cursos de água, …

… a qualidade da sua água e a qualidade de vida”.

Defende, por isso, que “são necessárias operações de limpeza e intervenção urgente nas ribeiras de Pomares, da Mata da Benfeita, de Folques e de Monte redondo e Salgueiro. É ainda necessário intervir nos açudes do rio Alva”.

O PCP refere que tem acompanhado de perto as consequências dos grandes incêndios que afectaram o concelho. Lembra que, “em Outubro de 2018, uma delegação do PCP com Jerónimo de Sousa e João Ferreira visitou o concelho e denunciou a carga burocrática que dificulta o acesso às ajudas, a falta de proximidade do Ministério da Agricultura e a necessidade de desbloquear a execução dos projectos de recuperação”.

“No Concelho, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, o PCP assegura que tem defendido medidas no sentido de repor a capacidade produtiva e apoiar as vítimas, valorizar os bombeiros, as equipas de sapadores e o corpo de guardas florestais, valorizar a floresta, combater a propagação do eucalipto e das espécies infestantes, defender a agricultura familiar e combater o despovoamento com emprego, investimento público e serviços públicos.

No comunicado enviado à RBN, o PCP entende ainda que são necessárias melhorias na rede viária regional e concelhia. “A ligação entre Arganil e Coja há muito que não responde às necessidades atuais. A situação não se resolve com remendos. Impõe-se, por isso, a criação de uma via rápida entre Arganil e Coja que ligue a Lousã e a Venda de Galizes, assim como a requalificação do IP3 com duplicação das vias e melhorias na circulação e na segurança, numa solução sem custos para o utilizador. O PCP e a CDU têm vindo a reivindicar a conclusão do IC6 com ligação à Covilhã e Celorico da Beira. O sucessivo adiamento desta obra tem condicionado o desenvolvimento da região”, refere em comunicado.

Exit mobile version