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Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada por Luís Paulo Costa (PSD) decidiu contrair um novo empréstimo bancário de 4 milhões de euros.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que ao fim de 12 anos, foi paga a última das 120 prestações de 50 mil euros, referindo que este encargo financeiro anual de 500 mil euros, acrescido dos correspondentes juros, condicionou, significativamente, o trabalho dos executivos camarários ao longo dos três últimos mandatos autárquicos.

“A construção deste nosso futuro coletivo é indissociável da concretização de um conjunto de investimentos absolutamente cruciais para o nosso concelho e para a qualidade de vida das nossas gentes: ao nível da reabilitação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, da criação de condições que permitam acolher novas empresas, dos investimentos nos equipamentos escolares, da reabilitação do património, da requalificação da rede viária”, lê-se na nota.

As consequências dos incêndios que assolaram o concelho têm provocado despesas muito significativas para o Município, como é o caso da estabilização de imóveis destruídos pelos incêndios e que colocam em causa a segurança de pessoas e bens. Neste âmbito, já foram assumidos compromissos que ultrapassam os 600 mil euros, existindo ainda um conjunto muito significativo de intervenções para concretizar.

Nestas circunstâncias e reconhecendo que há um conjunto de investimentos cuja execução urge concretizar, a Câmara Municipal decidiu contrair um empréstimo bancário para investimento, no valor de 4 milhões de euros, para amortizar durante os próximos 8 anos.

Segundo a autarquia, este empréstimo vai permitir concretizar muitos dos investimentos que consideram fundamentais para o concelho, não gerando dificuldades acrescidas para a tesouraria municipal.

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