Site icon Rádio Boa Nova

Arganil: Misericórdia com 15 utentes e cinco colaboradores infetados com Covid-19

A Santa Casa da Misericórdia de Arganil tem 20 pessoas infetadas com o novo coronavírus. De acordo com a instituição, 15 são utentes e cinco são colaboradores.

Segundo informação disponibilizada na página do facebook, ainda são desconhecidos alguns resultados de testes, nomeadamente a dois utentes.

A instituição está expectante de que, “ao longo desta semana, alguns dos utentes possam vir a deixar de estar ativos, uma vez que se mantêm assintomáticos, pelo que irão realizar segundo teste para determinar se continuam, ou não, infetados, passados mais de dez dias desde o respetivo primeiro teste positivo”.

A esta altura, apenas um utente está internado devido a infeção por Covid-19.

“O aumento do número de utentes infetados está associado aos primeiros testes realizados, pois inicialmente testaram negativo, mas como tinham estado em proximidade com os primeiros positivos (colegas de quarto ou de refeição) este era um cenário plausível de suceder, o que levou a Instituição, à data, a resguardá-los preventivamente dos restantes residentes”, explica.

A estabilização do número de colaboradores infetados ativos deve-se ao facto de três, por terem realizado segundo teste, estarem já com a indicação de negativos para a infeção, aguardando-se a respetiva retoma ao trabalho após indicação da Saúde Pública ou Familiar.

Os contactos com as famílias dos utentes continuam a ser assegurados, sendo-lhes prestadas apenas as informações do respetivo familiar.

“Apesar disso, e porque as visitas se encontram suspensas preventivamente, retomámos o envio de mensagens de alguns utentes para o exterior, via facebook, sendo que outras, de carácter mais privado, são enviadas diretamente às famílias, cabendo apenas a estas a respetiva divulgação se assim o entenderem”, refere a institução.

De igual modo, a Instituição continua a contactar os seus colaboradores na expetativa das rápidas melhoras, articulando com a Autoridade Local de Saúde Pública e a Segurança Social nas matérias respetivas e enquadráveis nas competências de cada uma dessas entidades.

“Um agradecimento a todos os colaboradores e famílias dos utentes pelo empenho e compreensão para esta situação que a todos nos afeta, bem como uma palavra para a equipa de Saúde Pública que tem respondido às nossas solicitações”, conclui.

Exit mobile version