O Município de Arganil iniciou a intervenção na zona balnear de Foz d’Égua, com um investimento de 110 mil euros, destinada a “transformar o espaço de lazer num destino ainda mais acolhedor e acessível”.
De acordo com nota da autarquia enviada à Rádio Boa Nova, “esta requalificação pretende garantir que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da zona de banhos, valorizando a sua beleza natural e o seu encanto único”.
A intervenção prevê a criação de um parque de estacionamento pensado para garantir acessibilidade a utilizadores com mobilidade condicionada. Inclui, ainda, a consolidação dos taludes e a melhoria dos acessos à zona balnear, assegurando condições mais adequadas para pessoas com mobilidade reduzida.
Junto à área balnear, será reabilitada a zona de toalhas, que passa a contar com um espaço ajardinado de relevo regular, delimitado por muretes em pedra. A ponte em xisto e o açude serão alvo de conservação, contribuindo para a preservação da autenticidade e a identidade emblemática deste local.
A conclusão da obra está prevista para o mês de maio, permitindo que a zona balnear esteja pronta para receber visitantes no próximo verão.
Esta intervenção é acompanhada e reforçada pela substituição da ponte pedonal suspensa, através de um investimento adicional de 150 mil euros, cuja conclusão está prevista para fevereiro, aumentando a atratividade e funcionalidade do espaço.
Com estas intervenções, o Município de Arganil “reforça o seu compromisso com a valorização da oferta turística do concelho, elevando a experiência de quem visita este espaço singular e consolidando a sua atratividade enquanto destino de eleição para residentes e turistas”, conclui nota da autarquia.