O Município de Arganil vai celebrar o Feriado Municipal, no próximo dia 7 de setembro, com a entrega de 13 distinções honoríficas. A sessão solene vai ser presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro.
Com as condecorações, o Município pretende “reconhecer publicamente pessoas individuais e coletivas que, através das suas ações, prestaram serviços relevantes e se destacaram nas mais diversas áreas, por reconhecido mérito, contribuindo para elevar e dignificar do concelho de Arganil”.
Na cerimónia serão agraciados com a Medalha do Concelho de Arganil, em ouro, os antigos presidentes da Câmara Municipal de Arganil João Manuel Rodrigues de Oliveira (1996-1997); Rui Miguel da Silva (1998-2005) e Ricardo João Barata Pereira Alves (2005-2017), reconhecendo “o seu contributo para a afirmação do concelho”.
Com a Medalha de Mérito, em prata dourada, serão distinguidas as empresas com sede em Arganil distinguidas com o estatuto de PME Líder e/ou PME Excelência entre 2020 e 2022: Advanced Green – Engenharia Natural e Urbana, Lda.; Timberpor, Lda.; Amma 1981, Têxtil, S.A.; Grajomarco – Fabrico e Comércio de Móveis; Lda.; Farmácia Galvão, Lda. E Prieto & Reis, Lda. Com a mesma medalha vai ser distinguido José António Matias Lopes, investigador cujo principal domínio de pesquisa é Física Atómica e Nuclear, com foco na Deteção Direta de Matéria Escura.
Serão, ainda, homenageados com a Medalha de Altruísmo, em prata dourada, Margarida Maria Paiva Ventura Gomes, pelo trabalho desenvolvido na área social, particularmente na Assistência Folquense; Manuel Enéscio de Almeida Gama e Sebastião José Machado Gonçalves, ambos a título póstumo, reconhecendo a sua entrega à causa pública, particularmente e cada um à sua maneira, na área da saúde.