Site icon Rádio Boa Nova

Arganil: Coordenadora do Serviço de Urgência Básica ameaça demitir-se

A demissão está à vista no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arganil. Armandina Moutinho, coordenadora do serviço, alega divergências com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior (ACES-PIN) e acusa o presidente da Câmara de tomar partido pelos Bombeiros de Arganil em detrimento dos de Coja.

A questão foi levada à reunião do executivo pelo vereador do PS Fernando Vale, que considera tratar-se de uma situação “muito grave e preocupante”.

A responsável enviou um email sobre o transporte de doentes para Coimbra, pelos bombeiros voluntários do concelho, que Fernando Vale leu na reunião. Segundo o vereador, a médica informou Avelino Pedroso, a 17 de janeiro, da indisponibilidade dos Voluntários de Arganil para o transporte de doentes do SUB para o Hospital dos Covões, em Coimbra – “local de referenciação dos doentes da área respiratória”. Em consequência, Armandina Moutinho contactou os Voluntários de Coja, que “manifestaram total disponibilidade de realizar o transporte de doentes”, pelo que passaria a ser “essa a corporação a ser contactada, se tal fosse necessário”.

Na reunião do executivo, Fernando Vale contou que Avelino Pedroso teria concordado, inicialmente, com esta medida. “Posteriormente, o Dr. Avelino Pedroso contacta novamente a Dra. Armandina, enviando-lhe um email, no sentido de clarificar o transporte de doentes do SUB de Arganil e referindo que o presidente do município de Arganil lhe tinha solicitado uma reunião, assim como ao presidente dos Bombeiros Voluntários de Arganil, deixando de fora o presidente dos Voluntários de Coja”.

Para atestar estas denúncias, o vereador socialista exibiu cópia do email que a coordenadora do SUB enviou ao diretor executivo do ACES-PIN e aos presidentes de direção das duas corporações de bombeiros do concelho.

“Apesar de me encontrar doente, com covid-19, e, como tal, ausente do serviço, foi com estupefação que hoje tive conhecimento de uma reunião privada, a pedido do presidente da Câmara de Arganil, com o presidente dos Bombeiros Voluntários de Arganil e o diretor executivo do ACES-PIN, sobre o transporte de doentes para Coimbra, não tendo sido contactados os Bombeiros Voluntários de Coja”, lê-se no referido email, disponibilizado aos jornalistas.

Em declarações à Rádio Clube de Arganil, Armandina Moutinho esclarece esta situação e a recusa dos Bombeiros Voluntários de Arganil no transporte de doentes urgentes para o hospital dos Covões, tendo sido os Bombeiros de Côja a assegurar esses serviços, numa altura muito difícil.

 

Fonte: Diário As Beiras/RCArganil

Exit mobile version