Site icon Rádio Boa Nova

Arganil com dois novos casos de Covid-19. Presidente garante que “a segurança das pessoas está salvaguardada”

O concelho de Arganil regista dois novos casos de Covid-19. Segundo o presidente do Município, trata-se de um casal jovem de namorados.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Luís Paulo Costa referiu que “o contágio foi confirmado na passada sexta-feira” e que a rapariga “habitualmente reside na zona da grande Lisboa”. “Veio para o concelho de férias, para casa de familiares, e o namorado é da zona de Arganil”, explicou, afirmando que ambos estão assintomáticos.

De acordo com o presidente, “o progenitor da rapariga fez um teste de despistagem por questões profissionais e deu positivo. Depois deu indicação à filha para fazer o teste e deu positivo, apesar de estarem completamente assintomáticos”.

Os casos, que remetem à União de Freguesias de Coja e Barril do Alva, estão a ser acompanhados pelo Delegado de Saúde que “já fez o rastreio dos contactos, nomeadamente aqueles que tiveram maior exposição ao risco”. Aos contactos próximos dos infetados já foram realizados testes que deram negativo. “Dá-nos alguma tranquilidade”, afirmou Luís Paulo Costa que não olha para este caso como um possível surto no concelho.

Do total de casos já reportados pela Direção-Geral da Saúde, o responsável garante que apenas estes dois mais recentes casos são os únicos ativos no município e “estão em isolamento profilático”.

À semelhança de outros concelhos do interior do país, também Arganil tem sido uma escolha turística nesta época balnear. Ciente de que “as pessoas alteraram os hábitos de férias e agora procuram mais o interior”, Luís Paulo Costa assume que “esta alteração trouxe outro nível de risco para estes concelhos”.

Apesar da forte afluência às praias fluviais, o autarca é da opinião de que nestes locais “é mais fácil controlar”, uma vez que têm uma lotação definida que é acompanhada pelos nadadores-salvadores.

“A segurança das pessoas está assegurada”, garantiu o presidente que continua, ainda assim, a apelar por “comportamentos responsáveis”.

Exit mobile version