Site icon Rádio Boa Nova

Arganil ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil 

O Município de Arganil ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação de contingência decretada para o concelho, motivada pela ocorrência ou elevado risco de cheias e inundações.

A medida estará em vigor entre as 00h00 do dia 5 de fevereiro de 2026 e as 23h59 do dia 15 de fevereiro de 2026, período durante o qual será mantido um elevado grau de prontidão por parte de várias entidades de proteção civil.

De acordo com a decisão do presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa estarão mobilizados, em grau máximo de resposta operacional, meios da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Autoridade Marítima Nacional, entre outros agentes.

O reforço inclui operações de vigilância, fiscalização e patrulhamentos dissuasores, podendo ser autorizada a interrupção de férias, suspensão de folgas e períodos de descanso dos operacionais envolvidos.

Além disso, serão mantidas equipas de emergência médica, saúde pública e apoio social, bem como equipas de resposta das áreas das comunicações e energia, em articulação com organizações voluntárias de proteção civil.

A decisão será comunicada à Comissão Municipal de Proteção Civil, Assembleia Municipal, autoridades de saúde, forças de segurança, corporações de bombeiros e juntas de freguesia do concelho, entre outras entidades previstas na lei.

Com esta ativação, o município pretende garantir uma resposta rápida e eficaz perante eventuais ocorrências associadas ao agravamento das condições meteorológicas e ao risco de inundações.

Exit mobile version