Site icon Rádio Boa Nova

Arcial vai ter lar para deficientes. IPSS da Bobadela e Meruge avançam com novas instalações

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital vai investir cerca de 1,6 milhões de euros na construção de um lar residencial para pessoas com deficiências.

De acordo com a diretora financeira da ARCIAL, Célia Gouveia, será construída uma estrutura de raiz, que terá uma comparticipação de aproximadamente um milhão de euros, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0). “O investimento total ronda os 1,6 milhões de euros e prevê a construção de um lar para 30 utentes e apetrechamento de parte do edifício”, informou. O lar residencial vai ser construído numa quinta no centro da cidade de Oliveira do Hospital, que é propriedade desta instituição particular de solidariedade social (IPSS).

No concelho de Oliveira do Hospital, também Centro Paroquial de Solidariedade Social da Bobadela vai construir instalações próprias de raiz, que lhe vão permitir duplicar a resposta em apoio domiciliário, centro de dia e, sobretudo, em lar. De acordo com Simão Lavrador, diretor da Instituição, o novo edifício vai contar com as mesmas respostas sociais, mas com aumento da capacidade. A estrutura residencial para pessoas idosas passa de 12 para 47 camas, o apoio domiciliário passa de 20 para 35 utentes e a valência de Centro de Dia vai passar de 20 para 35 utentes”. Simão Lavrador adianta que esta obra vai contar com uma comparticipação de aproximadamente 1,3 milhões de euros, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0).

Na freguesia de Meruge, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, vai investir cerca de dois milhões de euros na construção de um novo edifício. De acordo com o presidente da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, João Abreu, a obra a construir de raiz terá uma comparticipação de aproximadamente 1,5 milhões de euros, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0). “O novo edifício vai contemplar uma estrutura residencial com capacidade para 47 idosos, centro de dia para 30 e serviço de apoio domiciliário para 40”, informou.

Refira-se que no total foram sete as IPSS do Município de Oliveira do Hospital que contempladas com verbas para concretizar investimentos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0).

Foram ainda atribuídas comparticipações financeiras às candidaturas dos projetos da Associação Progressiva de Santo António do Alva, Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira, Associação de Solidariedade Social Professor Virgílio Hall da Fonseca e Fundação Aurélio Amaro Diniz. De acordo como o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, está em causa um investimento superior a seis milhões de euros, que permitirá alargar e melhorar a rede de equipamentos sociais do município.

Com: Lusa

Exit mobile version