Site icon Rádio Boa Nova

Aqua Village, nas Caldas de S. Paulo, quer ser o primeiro resort português autossuficiente

O Aqua Village Health Resort & Spa, nas Caldas de S. Paulo, em Oliveira do Hospital, quer ser o primeiro resort português autossuficiente.

Clique na imagem para ampliar

A instalação do seu primeiro parque solar fotovoltaico está agora finalizada, e tem como objetivo “contribuir para a sustentabilidade do planeta, através da produção para autoconsumo de energia limpa, mas também para criar sombreamento ao parque de estacionamento dos hóspedes”.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “o valor de investimento de geotermia e painéis solares térmicos foi superior a um milhão de euros”.

Para a instalação dos painéis solares térmicos o Aqua Village Resort teve como parceiros “as empresas Helexia e Profitenergy, que desta forma contribuíram para que a obra seja hoje uma realidade”.

“Desde a sua fundação, em 2016, que o resort da região centro tem como preocupação a adoção de políticas e instrumentos que protejam o meio ambiente”, enfatiza o diretor Francisco Cruz.

Desde logo, implementou “tecnologia de ponta na utilização da energia geotérmica, através da instalação de uma das maiores centrais geotérmicas do país, em substituição do tradicional sistema de aquecimento central, denominado AQS”. “A geotermia é usada no aquecimento/arrefecimento dos espaços, aquecimento de águas sanitárias e renovação de ar. Complementarmente foi feita a instalação de painéis solares térmicos e optou-se pela instalação de tecnologia Led na iluminação interior e exterior do empreendimento”, refere.

No que toca à conceção dos edifícios, foram implementados “materiais de isolamento térmico e acústico por forma a garantir a estanquicidade dos compartimentos, nomeadamente através da instalação de caixilharia com corte térmico e vidro triplo”.

A instalação do parque solar fotovoltaico que agora ficou concluída não dá por encerrado o investimento e preocupação da administração do resort. “Pretendemos aproveitar a temperatura da nossa nascente de água termal para produção de energia elétrica, tornando o Aqua Village autossuficiente no consumo energético. Temos como prioridade trabalhar diariamente para a maior satisfação dos hóspedes, assim como contribuir para a sustentabilidade do planeta, que nos traz o benefício de conseguirmos a redução da fatura energética”, conclui Francisco Cruz.

Exit mobile version