Site icon Rádio Boa Nova

Aposta no desenvolvimento económico e empresarial marcou o Dia do Município de Tábua

A inauguração do espaço CULTIVA marcou, ontem, a comemoração do Dia do Município de Tábua, evidenciando a aposta do executivo de Ricardo Cruz no desenvolvimento económico e empresarial. No dia dedicado aos tabuenses, o Município atribuiu distinções honoríficas a cidadãos, instituições e empresas PME Líder e PME Excelência, distinguindo Mário Loureiro, anterior presidente da autarquia tabuense, com a Medalha de Honra da Vila, Grau Ouro.

Com o sentimento de “orgulho” e de satisfação pelo projeto iniciado no anterior executivo e agora concretizado, Tábua abriu ontem as portas do CULTIVA, “uma nova estrutura de apoio ao desenvolvimento económico”, que logo à partida conta com a colaboração do Instituto Pedro Nunes (IPN), com o objetivo de “integrar os serviços prestados na nova estrutura em redes de conhecimento já consolidadas”. O protocolo foi assinado, ontem à tarde, pelo presidente da Câmara Municipal de Tábua e o presidente do IPN, João Gabriel Silva, na presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que presidiu à inauguração do CULTIVA.

Já na sessão solene comemorativa do Dia do Município, no Centro Cultural de Tábua, Ricardo Cruz adiantou que o objetivo é de que o CULTIVA seja “uma incubadora de empresas onde queremos fixar novas startups, ligadas ao conhecimento, à criatividade e à inovação, dotado de um espaço de cowork, que fomente o teletrabalho e atração de nómadas digitais”. O projeto, que resultou de um “um investimento superior a um milhão de Euros, com o apoio do Centro2020”, vai ainda contar com um gabinete de Apoio ao Empresário, dinamizado pela ADI e pela AIRV. O espaço, que foi construído pela empresa de Oliveira do Hospital, Construções Irmãos Peres, vai ainda acolher o pólo da Eptoliva no próximo ano letivo.

A par da mensagem de aposta no desenvolvimento empresarial e económico do concelho, onde também encaixam “os processos em curso de alargamento e qualificação das áreas de Localização Empresarial de Tábua, Mouronho e Carapinha”, o presidente da Câmara Municipal de Tábua transmitiu o empenho “no rigor financeiro e o controlo das contas públicas”, numa altura em que se assiste à “escalada dos preços das empreitadas” e se teme pelo “anunciado corte de 570 mil Euros nas transferências do Orçamento do Estado”.

“Continuar a fazer mais e melhor!

Ainda assim, Ricardo Cruz assegura que os projetos já concretizados, e os que estão em curso, são a prova de que o Município a que preside “quer continuar a fazer mais e melhor” por Tábua. No dia em que procedeu à entrega das chaves de cinco novas viaturas que “irão estar ao dispor dos serviços externos do Município”, o autarca destacou a “aposta séria no turismo” e no conceito “Tábua: O Encanto das Beiras”, que é um convite “para que o turista possa explorar, desfrutar e viver intensamente” o que o concelho tem para proporcionar, “a par da hospitalidade das suas gentes”. E neste domínio, Ricardo Cruz, sublinhou o espírito solidário dos tabuenses” no processo de acolhimento de deslocados ucranianos, tendo sido acolhidas “33 pessoas, entre as quais cinco crianças”.

Numa sessão solene comemorativa que começou com uma evocação à força e potencial dos empresários do concelho, por parte do presidente da Assembleia Municipal de Tábua, Nuno Tavares, sobressaíram os números partilhados pela secretária de Estado da Administração Regional, Isabel Ferreira, no que respeita captação de fundos europeus por parte do Município de Tábua no âmbito do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, que reunia um pacote de 208 milhões de Euros para este território. Isabel Ferreira agradeceu, mesmo, ao Município de Tábua pela “utilização de quase oito milhões de Euros de apoio aprovado” que corresponde a “um investimento de 14 milhões de Euros” feito no Município, em áreas como a cultura, o desenvolvimento urbano, educação, o emprego e do investimento empresarial.

Isabel Ferreira apreciou, de modo particular, o CULTIVA e o trabalho em rede que vai proporcionar. “Todos desejamos ter territórios não só com qualidade de vida, mas com condições para criar riqueza e isso traduz-se em maior felicidade em cada um de nós no final do dia”.

Ao lado de Ricardo Cruz desde a primeira hora, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão assegurou ao autarca que a “a CIM está aberta a todos os desafios que queira fazer connosco em prol desta grande região”. “Somos municípios solidários. Prossiga o bom caminho que começou a trilhar”, desafiou Emílio Torrão, sublinhando que o objetivo é ter “uma região forte e resiliente”, em que “queremos contar com todos”.

Atribuição de distinções honoríficas a personalidades e entidades do concelho:

– Mário de Almeida Loureiro – Medalha de Honra da Vila, Grau Ouro
– José Madeira Gil- Mérito Profissional, Grau Ouro
– José Manuel Morgado Ribeiro – Mérito Profissional, Grau Ouro
– José Martins Nunes – Mérito Profissional, Grau Ouro
– Marco Paulo Martinho Carvalho, Mérito Profissional, Grau Ouro
– ACUREDEPA – Associação Cultural, Recreativa, Defesa e Propaganda de Ázere – Mérito Cívico, Graus Ouro
– AGRITÁBUA – Cooperativa Agrícola do Concelho de Tábua – Mérito Cívico, Grau Ouro
– Ricardo Daniel Fonseca Mota – Mérito Cultural e Científico, Grau Ouro
– António Firmino Queimadela Baptista-  Valor e Altruísmo, Grau Ouro
– Centro de Saúde de Tábua –  Valor e Altruísmo, Grau Ouro

Atribuição de Diplomas de Mérito:

PME Líder 2019
CBI – Indústria de Vestuário, SA

PME Líder 2019 e PME Líder 2020
CUNFIL – Indústria de Carroçarias, Lda
FRIOPASTEL- Comércio e Indústria de Produtos Alimentares Congelados, Lda
Transcoitense Transportes Lda

PME Excelência 2019
Acorfato – Indústria de Vestuário, S.A.

PME Excelência 2019 e PME Excelência 2020
Frisalgados – Fabrico e Distribuição de Produtos Alimentares, Lda

Diplomas de Mérito Escolar


Ano Letivo 2018/2019
Mariana Martinho; Francisca Duarte; Ana Henriques

Ano Letivo 2019/2020
Ana Rocha; Ana Santos; Marisa Fonseca

Ano Letivo 2020/2021
Alexandre Soares; Paulo Santos; Ricardo Teixeira

Agradecimento/ Reconhecimento a funcionários que se aposentaram nos anos de 2019, 2020 e 2021:


Adelino Carvalheiro, Amílcar Barrosa; António Jesus; Armando Marques (falecido); Cesaltina Fonseca; Fernando Fonseca (falecido); Isabel Fernandes, Izabel Ponte; José Cruz; José Mendes; Luís Guilherme, Manuel Simões. Foi realizado um minuto de silêncio pelos funcionários falecidos.

Exit mobile version